A plataforma de e-commerce já deu sinais de que não comporta mais o seu negócio. Então, está na hora de trocar o serviço. O importante nesse momento é pesquisar com atenção para fazer a escolha correta. Neste artigo, te mostramos o que deve ser levado em conta e quais características são essenciais em um novo serviço.
A sua empresa cresceu e agora a plataforma que havia contratado anteriormente para o seu e-commerce já não é mais suficiente. Isso é normal. Aliás, é um bom sinal. Portanto, chegou a hora de migrar todo o conteúdo para uma empresa ou serviço que esteja de acordo com a realidade atual.

Nesse momento, é essencial levar em conta uma série de fatores para fazer a escolha correta e não ter problemas no meio do caminho. É importante que a nova opção seja eficiente e comporte as novas necessidades – e também um crescimento futuro. Por isso, te mostramos como tomar as melhores decisões nessa etapa do seu negócio.
1 – Pesquise para encontrar a melhor plataforma de e-commerce
Comece a busca pela plataforma de e-commerce a partir de um quesito muito importante: o preço. Não adianta sonhar com um serviço repleto de funções sendo que o valor ainda não cabe no seu orçamento.
Nesse momento é importante ter o pé no chão para avaliar o que pode ser feito. E existem muitas plataformas que possuem um preço acessível e prestam um serviço de qualidade.
O correto a se fazer é analisar as necessidades atuais, as possibilidades de crescimento e também algumas características pontuais, como a integração da plataforma com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), responsável pelo gerenciamento das informações resultantes dos processos administrativos e operacionais.
Além disso, verifique também se o serviço contratado possibilita que você personalize e aumente a capacidade de acordo com o crescimento da empresa. Tal característica é muito importante para evitar novas migrações, contratações e gastos desnecessários.
2 – Analise o portfólio da empresa
Nunca contrate nenhum serviço sem verificar o histórico da empresa. Ou seja, quem ela já atendeu, quais foram as impressões das companhias que foram atendidas, se há algum tipo de reclamação na internet, entre outros fatores.

É fundamental avaliar essas características para garantir que a solução contratada esteja de acordo com os seus objetivos. Isso porque fazer outra migração ou quebrar o contrato podem resultar em gastos desnecessários.
3 – Mantenha as URLs da plataforma de e-commerce
Depois de todas as partes burocráticas resolvidas, certifique-se de que todas as URLs sejam mantidas. Ou seja, os endereços de cada página. Isso porque a migração não pode implicar em dificuldades de acesso para o cliente. Caso ele tenha problemas no meio do caminho, por exemplo, muitos negócios podem ser pedidos.
Tal cuidado é algo que deve ser conversado junto à empresa responsável pela plataforma. Não esqueça de fazer essa solicitação.
4 – Dados armazenados devem ser importados
A migração deve garantir que os dados armazenados sejam importados para a nova plataforma. Informações relacionadas a produtos, estoque, clientes e processos operacionais devem ser incorporados ao novo serviço. Trata-se de um histórico muito importante para a empresa – e que não pode ser esquecido no meio do caminho.

5 – Compatibilidade com o atendimento
Verifique se o novo serviço tem compatibilidade com a estrutura de atendimento que você possui atualmente. Tal característica é fundamental para que o trabalho continue fluindo sem prejudicar, sobretudo, os clientes. Todas essas informações devem ser avaliadas na pré-contratação. A dica é fazer uma lista do que deve ser questionado.
Depois de ter todas as respostas, faça um comparativa de preços e, assim, escolha o que melhor se adequa à sua realidade e também às expectativas futuras.

E aí, pronto(a) para fechar negócio e começar o ano com uma plataforma de e-commerce que esteja de acordo com os seus objetivos? A melhor maneira de acertar na escolha é pesquisar, analisar o momento da sua empresa e, então tomar a decisão adequada.
Aliás, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para ler um artigo que mostra todas as características essenciais para criar um e-commerce de sucesso.
Antes de ir embora, no entanto, leia também quais são os métodos de pagamento utilizados nesse tipo de negócio. E para finalizar, te mostramos os cinco motivos para ter um e-commerce em 2020!
No mais, agradecemos a sua companhia em mais uma leitura e te convidamos a navegar pelo blog para mais textos sobre tecnologia e empreendedorismo!