Tecnologia e startups: base para inovação, eficiência e escalabilidade

Empresas sustentadas por processos digitais precisam de parceiros tecnológicos especializados para apoiar seu crescimento de forma rápida e sustentável

03/08/2020 às 9:00

Uma pesquisa conduzida pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups), divulgada em janeiro de 2020, identificou a existência de 12.700 startups no Brasil – um crescimento de 27% em relação a 2018. Em 2010, quando a entidade iniciou o estudo, eram aproximadamente 600 empresas, o que significa um aumento mais de 20 vezes em apenas uma década. 

Tradicionalmente, as startups têm um modelo de atuação flexível, pautado pela tecnologia,  suportado por soluções virtualizadas como a Cloud Computing e ferramentas de colaboração. Um dos reflexos dessa atuação digital é a experiência positiva com o trabalho remoto, mesmo antes da pandemia da Covid-19, de modo que pôde ser facilmente intensificado durante o isolamento.

Um relatório liderado pelo The Kung Group, divulgado em maio de 2020, identificou que 60% dos CEOs afirmaram que o home office não impactou a produtividade de seus funcionários, enquanto 16% sentiram que a produção cresceu. Além disso, 70% deles manterão seus colaboradores trabalhando a distância, mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento.

Diante disso, torna-se primordial a busca por ferramentas capazes de suportar a continuidade das tarefas das equipes, mesmo longe dos escritórios, e que contribuam como diferencial competitivo para a sua startup.

Neste artigo, você verá: 

  • O mercado brasileiro
  • Inovações baseadas no meio digital 
  • Tecnologia para startups crescerem 

Imagem de um homem  escrevendo em um postite colocado em uma lousa e com outras 3 pessoas atrás dele olhando para simbolizar tecnologia para startup.
Em 2020, o Brasil conta com 12,7 mil startups. Foto: Pexels

O mercado nacional de startups 

A pluralidade de negócios no Brasil se reflete no cenário das empresas de tecnologia. Segundo o Startupbase, dashboard atualizado em tempo real pela ABStartups, os principais mercados de atuação dessas companhias são: 

gráfico sobre tecnologia e startups.

Além disso, a atuação B2B (Business to Business) lidera o ranking de público, com 48,29% de representatividade, seguido do B2C, com 37,85%. 

Os modelos de negócio também apresentam ampla diversificação, tendo como principais destaques:

  • Software como Serviço (SaaS);
  • Marketplace;
  • E-commerce.

Por fim, o levantamento ressalta a representatividade dos estados da região sudeste no mercado de startups, com três deles listados entre as “top 5” (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Ainda completam o ranking: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Esse cenário amplo se torna um ponto relevante no volume de inovações e apresentadas pelas empresas brasileiras. Entretanto, um ponto em comum entre elas é a convergência dentro do mundo digital

Veja mais sobre conectividade e computação em nuvem 

Imagem de um homem escrevendo em um vidro o protótipo de um aplicativo
As startups brasileiras têm como principal modelo de negócios: SaaS, marketplace e e-commerce. Foto: Getty Images

Ações disruptivas baseadas no digital 

Modificar mercados e romper com o tradicional é a base de atuações das startups. Tradicionalmente, surgem para modificar processos estabelecidos que apresentam margem para melhoria.  

Existem empresas, por exemplo, concentradas em transformar a forma em que as pessoas realizam pedidos de delivery, buscam por transporte ou são atendidas no médico.

Impulsionadas pela transformação digital, essas empresas relacionam seus serviços a aplicativos e soluções web. 

A consultoria de mídia App Annie apontou o Brasil, em janeiro de 2019, como o quinto colocado no ranking de países nos quais a população mais utiliza smartphones. Em média, os brasileiros têm entre 70 a 80 aplicativos instalados em seus dispositivos. Porém, só utilizam com frequência entre 30 a 40 deles. 

Segundo o relatório Shopping Apps Report 2020, liderado pela Liftoff em parceria com a Adjust, divulgado em junho de 2020, as compras online cresceram cinco vezes mais do que as vendas em lojas físicas.

O estudo também identificou que 75% das transações digitais em 2021 devem acontecer pelo uso do aparelho celular, seja por aplicativos ou pela internet móvel.

Por dispor de soluções e produtos baseados na tecnologia, o desenvolvimento das startups ocorre de forma rápida, evidenciando os baixos custos e a margem de produção elevada. Esse processo possibilita que os negócios sejam escaláveis. Ou seja, sempre que suportados pela infraestrutura digital necessária, alcançam resultados em um curto período de tempo. 

Imagem de duas mãos digitando em um computador que mostra gráficos.
Startups trabalham com aplicativos e soluções via web. Foto: Freepik

Tecnologia para a startup escalar 

Tornar um projeto escalável é importante para que ele cresça de forma sustentável e alcance os resultados aguardados por líderes e investidores. No ecossistema das startups, as ferramentas digitais se tornaram primordiais ao permitir que processos sejam potencializados e os custos reduzidos

Conceito de produção em escala, isto é, algo que se pode reproduzir repetidamente em grande quantidade com grande ganho de produtividade. Esse conceito se aplica não só na fabricação de produtos, mas também na prestação de serviços que possam ser replicados sem demandar recursos (capital e/ou mão de obra) na mesma proporção do seu crescimento.” 

Especialista em startups Cassio Spina em entrevista ao portal Exame.

Seguindo essa premissa, Cloud Computing se destaca entre as tecnologias mais usadas pelas startups, uma vez que suporta o crescimento escalável das cargas de trabalho de forma flexível. Como exemplo, um Data Center em Hosting ou Colocation possibilita que os dados e sistemas da empresa sejam armazenados e trafegados virtualmente, de forma segura.

Com a ausência de servidores físicos é possível ampliar o suporte conforme a demanda, sem impactar os custos. E com agilidade. Assim, a empresa se mantém em crescimento constante.

Trabalho em equipe

Além disso, o uso de ferramentas de colaboração se torna fundamental no trabalho remoto, uma vez que mantêm as equipes conectadas e dentro do mesmo fluxo de informações. O pacote Microsoft 365, por exemplo, oferecido pela Vivo Empresas, traz soluções colaborativas que se adaptam às necessidades e ao tamanho de sua startup.

Entre elas, o Office em nuvem e ilimitado, além de aplicativos de comunicação, como Microsoft Teams, que contribui para a produtividade das tarefas dos times no dia a dia.

Assim, identificar as tecnologias capazes de apoiar o crescimento da sua startup é primordial. E, para que o fundador e seus colaboradores possam se concentrar no core business, contar com a experiência de parceiros especializados pode ser o grande diferencial.  

Conclusão

O ecossistema de startups está em constante transformação. Por isso, sustentar a sua operação com a infraestrutura tecnológica adequada ao seu modelo de negócio se torna um fator preponderante para o sucesso.

A Vivo Empresas reúne mais de 1,5 milhões de clientes corporativos, que combinam diversas de soluções em seu parque tecnológico. Nosso propósito é apoiar a digitalização de organizações de diversos tamanhos e setores, nos mais diferentes estágios de maturidade digital, atuando como um parceiro estratégico.

Nossas soluções em Cloud oferecem a escalabilidade e a segurança necessárias para armazenar e trafegar todo tipo de sistemas e informações, com excelente custo benefício e flexibilidade para acompanhar o crescimento de sua startup. 

Como líderes em serviços de Conectividade, incluindo Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga (com velocidade 4.5G e a hiperconexão de Vivo Fibra de até 1GIGA), oferecemos um amplo portfólio de soluções tecnológicas, com Equipamentos, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia e IoT.

Conte com a Vivo Empresas para ajudar a sua empresa a avançar na jornada de maturidade digital.

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Até a próxima!  

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