Fóruns de inovação: participar de eventos pode colocar a sua startup sob os holofotes

Entenda o porque sua startup precisa e deve participar de eventos de inovação e como isso contribui para sua empresa.

25/02/2020 às 9:00

Com a velocidade da informação, do desenvolvimento e das mudanças, e com um novo approach aos negócios, os fóruns de inovação e eventos do ecossistema são o lugar para se estar. Você e sua startup. Por isso, fizemos um raio X, mostrando por que você deve investir seu tempo e energia nesses eventos.

Os fóruns de inovação são eventos que unem atores de um determinado ecossistema. Ou seja, empresários, empreendedores, acadêmicos, experts, aceleradoras, incubadoras, mentores, investidores, mídia e público.

O tema central é, claro, inovação no setor. Portanto, são apresentadas análises, projeções, panorama de mercado, estudo de casos, novidades e muitos outros assuntos que possam impactar ou se interconectar de alguma forma.

Portanto, eventos como fóruns têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento de inovação em todo o mundo e no Brasil também. E, por isso, cada vez mais, tais eventos crescem, em qualidade, em presença (ganham cidades além das capitais) e em acessibilidade (com eventos abertos ao público ou com custos bastante viáveis).

Fóruns de inovação são importantes pela troca de experiência entre os participantes.
Fóruns de inovação são importantes pela troca de experiência entre os participantes. Foto: Pixabay

Por que participar de fóruns de inovação?

Conteúdo é o epicentro de qualquer evento. Mas os motivos para participar de fóruns e eventos de inovação vão muito além. Veja alguns deles aqui abaixo:

  • O ambiente é estratégico para network fértil, já que o ambiente reúne dezenas, centenas e até milhares de pessoas com interesses comuns e conhecimentos complementares. Ou seja, metade do trabalho está feito por você.
  • Diversidade e inovação andam juntas. Diversidades de todos as formas, cultural, racial de gênero, de mindset (forma de pensar), de estilo de gestão, de percepção de problemas e soluções, e por aí vai. Bem, tais eventos são repletos de diversidade. Se abra, se misture e tire proveito.
  • Em adição a serem ambientes criativos por natureza, o fator “mudar de ares” pode ser um belo estimulante para as suas ideias.  
  • Troca é a palavra-chave. O diferencial de um networking genuíno. Receber e absorver informação é parte importante nos fóruns. Mas, ao oferecer, exercitamos nossa capacidade de conexão, de raciocínio, de escuta, de empatia (no sentido do entendimento do que você tem de agregador para o outro). Portanto, é uma oportunidade para descobrir habilidades que você nem sabia que tinha.
  • Fóruns e eventos representam oportunidades reais de negócios, parcerias, investimentos. Muitos explicitam isso em seu próprio formato, com dinâmicas como rodadas de pitch (apresentação de projetos), por exemplo. 

Online também vale

Desde que haja tempo dedicado à presença física nos eventos mais relevantes, especialmente para network, acompanhar eventos online é uma boa pedida.

Acompanhe ao vivo, veja os relatos e balanços, troque ideias com quem participou, se aprofunde nos pontos mais relevantes.

Ah, e online você tem a chance de se transportar para qualquer parte do mundo.

Fóruns de inovação: eventos online são uma opção.
Eventos online também são uma opção. Foto: Pixabay

Por onde começar?

  • O primeiro passo é, claro, informar-se sobre os eventos do seu interesse. Use o nosso Calendário de Eventos Startup 2020, mas procure se informar sobre o que acontece na sua cidade e região também.  
  • Filtre e priorize o que faz sentido, considerando conteúdo, momento da sua empresa/ startup, potencial para networking, logística (no caso de participação física), investimento, etc.
  • Inclua agenda de fóruns e eventos nas reuniões de pautas semanais.
  • Considere a participação em tais eventos como atividade relevante na rotina da startup. Inclua ainda tempo generoso para debriefing (rever o evento) e reflexões.
  • Defina estrategicamente quem atenderá a cada evento, de acordo com interesses profissionais, perfil dos participantes (possível rede para network), projetos em andamento e relações pessoais, por exemplo. Para grandes e importantes eventos vale alocar uma equipe maior e se dividir estrategicamente.
  • Inclua no calendário eventos de áreas adjacentes, abranja os horizontes. As oportunidades estão em muitos lugares.
Fóruns de inovação: veja como selecionar os melhores.
Inclua eventos de todas as áreas para expandir os horizontes. Foto: Pixabay


Gostou? Então, não perca mais tempo! E para ter mais acesso a artigos como esses, siga conosco aqui no Blog Vivo Empresas. Fique conectado e até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Empreendedorismostartups
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio