Redesenho do setor da saúde será apoiado na transformação digital

07/12/2020 às 10:38

A base do futuro que está sendo redesenhado atualmente é um sistema de saúde suportado por diversas soluções tecnológicas que permitem maior agilidade em rotinas e aproximam o sistema dos públicos que o utilizam.

Para refletir sobre diversos processos e situações do setor da saúde, Erik Nakandakare, Head of Digital Products Sales da Vivo, Antenor Nogara, Country Manager Brasil da Aruba, e Alex Vieira, CIO do HCor, participaram de um webinar sobre o tema.

Neste artigo, você verá:

  • Os principais temas abordados no webinar
  • A transformação digital como centro da estratégia no setor da saúde
  • Setor da saúde deve ampliar gestão de dados e se aproximar de novas tecnologias
  • Transformação digital irá suportar setor da saúde para atender demanda do segmento

A transformação digital como centro da estratégia no setor da saúde

O debate foi intermediado por Nathalia Nunes, Head de Conteúdo e Produto da Informa Markets, com foco em reforçar como a transformação digital necessita ser visível para todos os elementos do setor da saúde: profissionais, empresas, instituições e pacientes.

Para Alex Vieira, do HCor, a presença da tecnologia precisa ser sustentada por uma mudança no pensamento das empresas do setor. Segundo o especialista, é necessário ampliar os principais valores agregados ao atendimento à saúde.

“O setor da saúde precisa caminhar para alcançar o patamar de outros segmentos quando falamos sobre uso da tecnologia. Isso passa por uma mudança no mindset das instituições que precisam alocar inovações dentro da sua estratégia.”

Por ser um setor tradicional e com alto impacto social, ainda segundo Vieira, é necessário flexibilidade para que processos e metodologias sejam modificados. Além disso, é importante utilizar o suporte da tecnologia como aliada para se manter níveis de qualidade em atendimento, por exemplo.

O ano de 2020 estimulou diversas mudanças, mas também reforçou preceitos já identificados, como a telemedicina ou trabalho remoto dentro do setor de saúde. O cenário pandêmico instaurado com a Covid-19 acelerou diversos modelos que já eram estudados, mas não tinham sido colocados em prática ainda.

De acordo com Vieira, a tecnologia possibilitou que as barreiras físicas fossem rompidas e diversas especialidades alcançaram lugares anteriormente não atingidos. “Um médico, um enfermeiro e um psicólogo de qualidade conseguiram ultrapassar as questões geográficas e permitiram que uma parcela maior da população tivesse acesso. Tudo isso suportado com inovações e tecnologia já presentes em nossa rotina”, finaliza.  

Setor da saúde deve ampliar gestão de dados e se aproximar de novas tecnologias

A utilização da tecnologia torna o segmento mais eficiente e isso reflete dentro do atendimento de diversos pacientes que buscam as instituições. Para Erik Nakandakare, o setor de saúde dentro do Brasil ainda precisa avançar na utilização de soluções digitais.

“Somente 20% dos nossos hospitais são digitalizados e isso impacta no principal pilar da atividade: salvar vidas. Possibilitar uma experiência diferenciada para o paciente é um grande desafio que precisa ser superado e, para isso, necessita de um engajamento de todo o ecossistema.”

Tecnologia é cada vez mais utilizada no setor de saúde

Segundo o especialista, o principal obstáculo é aproximar a tecnologia do setor de saúde focado em levar as soluções a quem mais precisa. Para ele, existem três grandes pilares que irão sustentar a transformação:

  • Conectividade – Impactando a aproximação e troca de dados via redes móveis ou fixas;
  • Segurança – Sempre relacionada à privacidade e à ética sobre dados de pacientes, profissionais e exames;
  • CloudBase para a escalabilidade de diversas soluções, permitindo eficiência e flexibilidade para o setor da saúde.

De acordo com Nakandakare, essas três pontas são a base das tecnologias disruptivas dentro do segmento. “A mudança está diretamente relacionada com o desenvolvimento do nosso país. Assim como na educação, a tecnologia tem que suportar as novas formas de atuação, pois impacta na qualidade de vida da população como um todo”, detalha.

Transformação digital irá suportar setor da saúde para atender demanda do segmento

Para que se alcance com eficiência diversos resultados, é necessário que a infraestrutura contemple diversos pontos. Para Antenor Nogara, da Aruba, a conectividade permitirá maior mobilidade ao setor de saúde, mas engana-se quem reduz essa concepção aos dispositivos móveis.

“Quando falamos sobre esse tema, temos que ter clara a percepção de que a base será a internet das coisas, ou IoT. Eles serão relevantes em pontos como monitoramento, gerenciamento e sinalização, mesmo possuindo um papel novo dentro do setor de saúde”, sinaliza.

Segundo o especialista, as instituições do segmento devem ampliar a visão sobre mobilidade, rompendo com a infraestrutura física do seu alcance e permeando na experiência do usuário e colaboradores de forma completa. Assim, é possível contemplar questões básicas como suporte no aparelhamento, hospitais e clínicas, que darão apoio a todos os elementos.

Permitir que acompanhantes e pacientes tenham acesso à internet por meio de redes estáveis e seguras é o começo do processo, mas o ponto primordial está relacionado ao corpo médico. Quando se permite a mobilidade de forma qualificada, os profissionais podem atuar em diversas frentes, mantendo o nível de qualidade.

“Temos que levar em conta as especificidades de equipes e atendimentos, por exemplo. Isso está diretamente ligado na experiência deles nas instituições. Imagine um paciente que chega e, via app, é identificado e direcionado de forma digital para os locais que necessita ir. Isso transforma a forma de todos verem o processo”, completa.

Além disso, o especialista reforça que a transformação digital baseará uma atuação qualificada e um histórico dos pacientes, que terão em um sistema unificado a presença de diversas informações de forma detalhada e segura.

Conclusão

O webinar “O papel da transformação digital no redesenho do setor da saúde” mostrou que o setor da saúde pode colher inúmeros benefícios da utilização da tecnologia dentro de suas rotinas.

Com a pandemia acelerando a presença de inovações e soluções tecnológicas em diversas frentes de atuação, foi possível uma nova experiência para pacientes, profissionais e outros elementos do ecossistema.

Com a conectividade, a segurança de informação e o cloud como tripé de ferramentas importantes, o segmento conquistou uma maior amplitude de atuação.

A Vivo Empresas possui um portfólio completo para auxiliar os profissionais do setor nesse importante processo de transformação digital.

Além de serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga, oferecemos soluções completas de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e IoT.

Quer saber mais sobre como o setor da saúde pode se beneficiar da tecnologia? Conte conosco. Veja o webinar na íntegra:

Nos vemos na próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio