Experiência do consumidor: saiba o que é e como garantir um serviço de excelência

Mostramos como garantir uma experiência do consumidor melhor, mais assertiva e consistente na sua prestação de serviço.

28/01/2020 às 9:00

Você leva em conta a experiência do consumidor na prestação do seu serviço? Oferecer um bom serviço é um processo cheio de etapas. Ou seja, não começa só durante o trabalho nem termina quando as entregas são feitas. Por isso, neste artigo falamos sobre como garantir uma boa experiência de ponta a ponta, em todas as fases. Leia o artigo a seguir e aprimore a sua prestação de serviço.

Oferecer uma boa experiência para o consumidor é algo que depende de muitos fatores. Aliás, a palavra experiência remete a todo um processo que começa já nos primeiros contatos com o cliente. Por isso, você precisa ter em mente que todos os passos são importantes para garantir a satisfação de quem está interessados nos seus serviços.

Experiência do cnumidor: homem e mulher em reunião, com um computador no centro dos dois.
Experiência do consumidor: é essencial pensar em aspectos que garantem a qualidade do serviço como um todo. Foto: Divulgação.

Portanto, a experiência do consumidor é um conjunto de momentos que ocorrem desde a busca por referências, por exemplo, até depois que o trabalho for entregue. Tudo conta! Daí a importância de pensar em todos os passos, estruturar o trabalho e exigir o melhor de todas as equipes.

O resultado será positivo se o cliente tiver uma boa lembrança em relação ao serviço que contratou. E o melhor de tudo: se ele indicar os seus serviços para outras pessoas.

E não pense que experiência do cliente é importante apenas para lojas, e-commerces e comércios. Prestadores de serviço também devem se preocupar com isso para conseguir fidelizar e atrair mais clientes.

Etapas que garantem uma boa experiência do consumidor

Como comentamos, a experiência do consumidor depende de algumas etapas. Vamos listá-las abaixo para você ter uma visão geral do que estamos falando e da importância de cada uma.

  • Etapa 1: estar presente no mundo digital. Quando o cliente for procurar a sua empresa ou então as companhias do ramo, é fundamental você ter um site e estar presente nas redes sociais. A experiência do consumidor começa aqui. Por isso, pense em conteúdos interessantes, deixe bem à mostra as opções de contato e ofereça um material relevante da sua prestação de serviço.
  • Etapa 2: seja acessível. Seu atendimento deve ser muito bom nessa etapa inicial. Clareza e transparência são fundamentais para você explicar os serviços oferecidos e as melhores opções para cada cliente.
  • Etapa 3: ofereça os melhores preços. Um diferencial é ter valores justos e saber negociá-los com o seu cliente.
  • Etapa 4: garanta o melhor serviço. Tudo pode ir por água abaixo se você não oferecer aquilo que o cliente deseja. Por isso, coloque o máximo de energia possível para atender as expectativas.
  • Etapa 5: cumpra os prazos. Entregar o trabalho na data certa é fundamental para garantir uma boa experiência. Por isso, se organize para possibilitar que isso aconteça.
  • Etapa 6: não esqueça do pós-venda. Não é só porque o trabalho acabou que você não deve dar uma atenção ao seu cliente. Mande pesquisas de satisfação para ver onde pode melhorar, ofereça descontos especiais e procure sempre oportunidades para manter o relacionamento, como datas importantes e ofertas exclusivas.
Experiência do consumidor: homem digitando em um computador,
Tenha em mente que oferecer uma experiência de excelência é um processo. Foto: Divulgação.

Como colocar tudo isso em prática?

Com planejamento. Uma boa empresa deve estudar maneiras de oferecer uma boa experiência ao consumidor e inserir as boas práticas em seu planejamento estratégico. Aliás, depois que definir quais serão elas, é importante reunir as equipes para apresentá-las.

Afinal, é importante que todos estejam alinhados e instruídos para que a experiência do consumidor seja a melhor possível, de ponta a ponta da cadeia. Lembre-se: não basta entregar o serviço, é preciso se diferenciar por características que realmente vão fazer a diferença na vida do seu cliente. Algumas delas:

  • Atendimento impecável;
  • Prazos cumpridos;
  • Agilidade para resolver problemas;
  • Linguagem próxima e de acordo com a identidade do escritório;
  • Promoções exclusivas;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Disponibilidade para tirar dúvidas.
Mulher escrevendo em um quadro branco.
É fundamental traçar estratégias e colocá-las em prática. Foto: Divulgação.

Você já pensou se coloca tudo isso em prática? Aliás, saiba que a tecnologia é uma parceira indispensável nesse processo. Isso porque há softwares de gestão e de relacionamento com o cliente que garantem um controle maior e a efetividade de todos os processos. Leve isso em conta.

No mais, temos outras dicas para você! Leia aqui quais são as técnicas para atender bem o seu cliente em diferentes canais. Veja também como aprimorar o atendimento dentro do seu escritório! E finalize essa ronda de leituras com um artigo sobre a importância de fazer testes A/B.

Agradecemos a companhia em mais um artigo e te convidamos a passear pelo blog para ter mais insights positivos para o seu negócio!

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