Durante pandemia, suporte remoto de TI viabiliza o trabalho a distância

Entenda como a tecnologia da informação ajuda a manter a produtividade das equipes no home office

08/06/2020 às 9:00

A Covid-19 causou um grande impacto na rotina das organizações. Com o isolamento social, o número de pessoas trabalhando a distância cresceu exponencialmente, levando os negócios a repensar e até a recriar suas práticas para continuar em funcionamento.

De acordo com o Gartner, pelo menos 88% das companhias adotaram o trabalho remoto durante a pandemia.

Como o aumento do home office, o acesso remoto às redes corporativas também cresceu e, consequentemente, a necessidade de contar com um suporte de TI também se elevou proporcionalmente. Afinal, problemas técnicos com o equipamentos ou com a configuração do Wi-Fi, por exemplo, podem dificultar a realização de diversas atividades, afetando a produtividade dos funcionários e da empresa.

Neste artigo, você vai ver:

  • Assistência para as novas operações
  • Como funciona o suporte remoto de TI pela interne?
  • Boas práticas para o funcionamento a distância
  • Vivo Guru amplia o apoio remoto
Imagem de uma mulher fazendo home office. Ela mexe no celular e no notebook.
Com o aumento dos acessos às redes corporativas, a necessidade de ter um suporte remoto de TI também é maior. Foto: Getty Images.

Assistência técnica para novas operações

Para se adaptar à nova realidade, as empresas estão correndo contra o tempo e adotando novas estratégias e tecnologias capazes de viabilizar a continuidade dos negócios. Como exemplo, o uso de ferramentas de colaboração e comunicação no ambiente digital, como Microsoft Teams e de ferramentas de trabalho em nuvem, vêm sendo amplamente difundido.

E isso significa um aumento exponencial no uso da internet. À medida que as atividades migram para o ambiente online, mais soluções digitais são usadas. E como tais dispositivos são essenciais para a realização de tarefas, falhas técnicas podem comprometer o andamento do trabalho e prejudicar o faturamento da empresa.

Imagem de uma mulher fazendo teleconferência.
Falhas técnicas podem comprometer todo o andamento do trabalho, além de prejudicar o faturamento das empresas. Foto: Getty Images.

Embora alguns erros pareçam pequenos, eles podem trazer grandes prejuízos às organizações e aos colaboradores. Um relatório do Tricentis descobriu que, apenas em 2017, os defeitos de software afetaram 3,6 bilhões de pessoas e causaram a perda de US $ 1,7 trilhão.

Com a tantas atividades remotas, as empresas ficam ainda mais suscetíveis  aos riscos do ambiente digital. Nesse contexto, é preciso se preparar para se deparar com os desafios e contar com a infraestrutura necessária para levar as operações adiante.

Como funciona o suporte remoto de TI?

O suporte remoto de TI é a assistência técnica realizada a distância, especialmente para apoiar usuários que precisem solucionar problemas em computadores e equipamentos de rede.

 O suporte se dá por meio de e-mail, telefone, WhatsApp ou chat. No entanto, para que funcione, é fundamental que o cliente disponha de uma conexão de internet de qualidade.

Esse tipo de solução auxilia na resolução de vários problemas técnicos, como a instalação de programas e aplicativos ou com a solução de falhas na conexão de redes Wi-Fi.

Imagem de uma mulher com Headset e um computador a frente simbolizando um atendimento online.
O suporte remoto de TI é a assistência técnica, feita à distância, para computadores e sistemas que apresentarem problemas ou usuários que precisam de ajuda. Foto: Getty Images.

Em comparação ao atendimento tradicional, o suporte remoto é vantajoso por oferecer mais agilidade na solução de problemas. Como não é necessário que o técnico vá até o local, a assistência pode ser iniciada logo que a situação é detectada, minimizando interrupções no trabalho.

O serviço, portanto, ajuda a evitar que problemas técnicos, como cancelamento de transações e vazamento de dados, prejudiquem às organizações.

Além disso, neste momento de pandemia, o suporte de TI realizado a distância também elimina o risco de contaminação ao reduzir o contato físico.

Boas práticas para o funcionamento a distância

Embora o suporte de TI pela internet seja necessário para o trabalho remoto, algumas ações são fundamentais para o funcionamento do sistema:

  • É indispensável contar com profissionais dedicados exclusivamente aos atendimentos;
  • A empresa precisa divulgar a existência da assistência para os funcionários e disponibilizar os canais de contato dos técnicos;
  • Os colaboradores precisam ter acesso a internet de qualidade — conforme uma pesquisa conduzida pela IDC em março de 2020, 40% dos trabalhadores não tinham uma conexão eficaz antes do início da pandemia;
  • Em casa, muitos profissionais usam dispositivos pessoais e redes públicas para o trabalho. Isso significa que as empresas devem redobrar os cuidados com o gerenciamento de segurança para evitar crises. 
Imagem de uma mulher sentada sorrindo com um celular na mão e um computador em sua frente.
É preciso adotar algumas práticas para ter uma boa operação de suporte remoto de TI. Foto: Getty Images.

Vivo Guru amplia apoio remoto

Com o objetivo de oferecer mais apoio aos clientes durante a pandemia, a Vivo Empresas oferece às organizações o Vivo Guru, serviço digital de suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana.

O atendimento remoto, realizado por meio de canais digitais como chat, Whatsapp e videoconferência, agiliza a resolução de problemas, a realização de reparos, instalações ou configurações em dispositivos e nas redes em que estão conectados, como, por exemplo, desktops, notebooks, tablets, impressoras câmeras IP, equipamentos de rede, roteadores Wi-Fi, repetidores e smartphones.

Além da assistência a distância, as empresas podem escolher planos com visitas técnicas presenciais. Em todos os casos, após a contratação do serviço, por medida de segurança, os técnicos precisarão de autorização para acessar à rede e os dispositivos da empresa.

Conclusão

Embora seja preciso se adaptar ao novo cenário, em que o home office integra a rotina de trabalho, as empresas não podem ignorar os impactos dessas mudanças no longo prazo. Nesse contexto, o suporte remoto de TI é e será cada vez mais importante.

Atualmente, aumentar a resiliência dos negócios é a saída não apenas para buscar crescimento, mas também para se manter no mercado. E sua empresa pode contar as soluções de Vivo Empresas para se digitalizar.

Aproveite para ler outros artigos que separamos para você:

Siga conosco!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio