Quer melhorar a conectividade do seu escritório no home office? Conheça 5 ferramentas essenciais

Interação remota, digitalização de processos e segurança de dados são importantes para a produtividade

15/07/2020 às 9:00

Com a Covid-19, o trabalho remoto tornou-se alternativa imprescindível para empresas de diversos segmentos. Por isso, melhorar a conectividade do seu escritório permite que, mesmo a distância, as operações se mantenham em plena atividade, de forma a reduzir os impactos do isolamento na operação.

No início de abril de 2020, uma pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas sinalizou que o home office poderia crescer 30% no Brasil. Esse cenário foi potencializado pelo isolamento social e deve-se manter, mesmo após o pico da contaminação.

Um estudo de maio de 2020 da FDC em conjunto com a Grant Thornton, indicou que 54% dos empregados devem negociar a possibilidade de trabalhar remotamente, após o fim da quarentena. Esse comportamento é impulsionado pela sensação de maior produtividade. A mesma pesquisa revelou que 40% dos colaboradores, sentiram um aumento em suas entregas.

Para que esse rendimento se mantenha elevado, as empresas precisaram se adaptar e investir na melhoria da conectividade. A Capterra identificou que 43% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram novas ferramentas para trabalhar a distância. Enquanto, 25% planejam comprar ou instalar ferramentas que favoreçam esse modelo.

Nesse novo cenário, algumas dificuldades surgem. Um levantamento realizado pela IDC destacou que mais de 50% dos trabalhadores remotos sentem dificuldade em se comunicar com gestores ou demais equipes. Além disso, 43% enfrentaram o mesmo contratempo para falar com clientes e fornecedores.

Já um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicado em junho de 2020 revelou que o Brasil é o quinto país no mundo com maior dificuldade para o home office. Isso porque 67% da população tem acesso a internet a uma velocidade média de 24 mbps.

Neste artigo, você vai ver:

  • Segurança em primeiro lugar
  • Armazene na nuvem
  • Internet Dedicada
  • Suporte técnico para seu escritório
  • Gestão de equipe de forma remota

Imagem de um homem segurando uma xícara de café enquanto olha um relatório no notebook.
Pesquisa indica que muitos trabalhadores remotos sentem dificuldades de se comunicar com gestores, clientes e fornecedores. Foto: Freepik

Aumentar a produtividade do seu escritório: segurança em primeiro lugar

Historicamente, o home office não era uma cultura disseminada entre as empresas. A pesquisa da IDC, também expôs que 59% dos funcionários trabalhavam presencialmente nos escritórios e que somente 16% atuavam de forma remota.

Antes mesmo da Covid-19, a segurança de dados já era uma preocupação, conforme levantamento conduzido pela Delloitte, em 2019. Portanto, era a falta de confiança das empresas em manter as informações seguras, fora de um ambiente controlado, e de se proteger contra ataques virtuais que sustentava o modelo mais tradicional de trabalho.

Para ajudar as empresas a melhorarem suas barreiras de segurança, apoiando seu processo de digitalização, a Vivo Empresas oferece soluções completas de Segurança da Informação. O portfólio traz ferramentas que antecipam os riscos de ataque, realizam o gerenciamento, credenciamento digital e detecção de riscos cibernéticos em redes móveis ou fixas. Tudo para manter seu escritório ainda mais seguro, mesmo no trabalho remoto.

Veja mais sobre conectividade no home office:

Armazenagem em nuvem para aumentar a conectividade do seu escritório

Ao término da pandemia, o modelo de trabalho tradicional certamente será modificado. Algumas empresas já estudam a implementação do home office permanentemente, como, por exemplo, a XP Inc. e Twitter.

Para melhorar a conectividade do seu escritório nesse cenário, utilizar aplicações digitais que rodem em nuvem é importante, pois possibilita que todos os colaboradores tenham acesso às informações.

Para isso, a Vivo Empresas oferece soluções em Cloud para que as equipes de escritórios possam se conectar de maneira simples, segura e econômica. Isso possibilita a digitalização de processos, documentos e dados, além da integração de ambientes virtuais.

Além disso, a Vivo Empresas mantém parceria com a Microsoft para oferecer as principais soluções em nuvem da empresa para seus clientes, como Microsoft Azure, Microsoft 365, Microsoft Dynamics 365 e Microsoft Power Platform.

A solução Microsoft 365, por exemplo, é um recurso em nuvem com 1 TB de armazenamento que inclui a possibilidade de várias ferramentas online, tais como e-mail corporativo personalizado e aplicativos como o Microsoft Teams – que permite chats e chamadas de vídeo em grupo, compartilhamento de arquivos e privacidade total.

Imagem de um homem sentado em frente a um notebook comemorando.
Aumentar a conectividade do seu escritório potencializa a produtividade. Foto: Freepik

Internet Dedicada

Na mesma linha, para melhorar a conectividade do seu escritório, a internet será um pilar importante. Possuir uma conexão dedicada e que suporte todos os processos do seu escritório fará a diferença, principalmente para o atendimento e segurança do seus consumidores.

Quando se pensa na digitalização de processos, o atendimento virtual de qualidade a parceiros e clientes, necessita de uma solução que atenda às suas necessidades por completo. Imagina se um usuário entra no seu site interessado nos seus serviços e o site cai?

Para evitar que esse e outros tipos de problemas aconteçam, a Vivo Empresas se vale de seu expertise como lider em soluções de conectividade e, entre outros serviços, oferece a Internet Dedicada. Uma conexão de alto desempenho que se adapta às necessidades da sua companhia, possibilitando maior conectividade ao seu escritório.

Suporte técnico para seu escritório

Possuir uma equipe focada na infraestrutura da tecnologia necessita de investimentos. Para que esse time acompanhe os colaboradores no trabalho remoto é necessário uma adaptação da atuação do escritório, possibilitando suporte digitalizado ágil e efetivo.

Ainda mais quando pesquisas do Gartner indicam que 74% das empresas pretendem transferir alguns funcionários para o home office permanente, após a Covid-19. Portanto, esse cenário requer um suporte técnico especializado e dedicado para auxiliar e resolver diversas situações, desde infraestrutura até software e hardware.

Uma das soluções mais eficientes para apoiar a digitalização do seu escritório é o Vivo Tech, que mantém um portfólio completo de equipamentos de Informática, Rede, Data Center, Segurança e de IoT para a composição do parque tecnológico da empresa.

Você pode escolher a modalidade de contrato que melhor atende às necessidades do seu negócio: venda, locação ou leasing. Nesta modalidade, a empresa oferece suporte técnico ilimitado e sem custos adicionais, seguro contra roubo e furto e de instalação e atualização de todos os equipamentos contratados.

A gestão remota de equipes é uma realidade bem positiva durante a pandemia da Covid-19. Foto: Freepik

Gestão de equipe de forma remota

Com seus colaboradores fisicamente mais distantes, a gestão de resultados deve ser intensificada. Portanto, uma comunicação clara e ágil é uma aliada. Isso vai permitir controlar as atividades do seu escritório e colaboradores, além de contribuir para um melhor atendimento aos clientes.

Dessa forma, para manter a produtividade e aumentar a conectividade do escritório é importante estar sempre disponível, por meio de canais digitais ou móveis.

A Vivo Empresas oferece os planos Smart Empresas, que permitem mobilidade e segurança para todos os colaboradores, os mantendo próximos, mesmo cada um em sua casa.

Conclusão

Aprimorar a conectividade do seu escritório é um desafio que requer adaptação ao mundo virtual, seja para se aproximar de colaboradores, clientes ou parceiros. Para que o negócio realize isso da melhor forma, deve buscar ferramentas que crie possibilidades em segurança, estabilidade e digitalização de processos.

Antes de mais nada, a tecnologia e a digitalização são facilitadores e estarão cada vez mais presentes na rotina das empresas. É fundamental incorporar essas questões as funções de gestores e colaboradores para manter seu escritório produtivo.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura. Continue acessando os nossos conteúdos para manter o seu negócio atualizado:

Até breve!

Compartilhe este conteúdo!

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio