Como a capacidade de processamento dos equipamentos impacta o avanço da digitalização

Computadores e tablets obsoletos podem impactar o dia a dia das empresas, reduzindo a produtividade e deixando brechas na segurança. Veja como a locação pode auxiliar

31/08/2020 às 9:00

A intensificação do trabalho remoto durante o período de isolamento social mostrou que a capacidade de processamento dos equipamentos utilizados pelos profissionais podem impactar a companhia como um todo, influenciando em características como produtividade e segurança. 

Os problemas causados pela insuficiência de máquinas adequadas ficaram evidentes, uma vez que passamos a ter total dependência dos recursos digitais.

Tanto que as organizações já começaram a se articular para oferecer aos seus colaboradores uma infraestrutura mais aderente às atuais necessidades de mobilidade, como forma de melhorar a performance de suas equipes e, especialmente, de fazer com que a empresa acelere sua  jornada de transformação digital.

Quer saber mais sobre o que é preciso para avançar nesse cenário?

Neste artigo você verá:

  • O que é capacidade de processamento
  • Como o gadget certo faz a diferença
  • É possível alugar as melhores opções
  • De quais formas a IoT pode contribuir na volta aos escritórios

mesa com um computador, um tablet e um notebook
Ter equipamentos com capacidade de procedimento adequada é essencial para garantir produtividade e segurança. Foto: Pexels.

Falta de equipamentos adequados impacta a performance da empresa

Uma pesquisa divulgada em junho de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG) destacou a insuficiência de ferramentas apropriadas como um dos principais desafios do home office.

A falta de computadores e de outras máquinas com capacidade de processamento adequada foi considerada um grande empecilho para 36% dos entrevistados. Outros 22% afirmaram que os sistemas obsoletos dificultaram a realização de tarefas a distância.

Em contrapartida, boa parte das companhias já identificaram o problema e, rapidamente, passaram a encontrar alternativas efetivas para mitigá-lo. Assim, o Gartner identificou, em uma pesquisa divulgada em julho de 2020, que a contratação de equipamentos – movimento conhecido chamado globalmente de “Desktop as a service” (DaaS) – crescerá 95,4% neste ano

Segundo o estudo, “esta opção é econômica para as empresas e ainda reforça a segurança no acesso às aplicações corporativas”. A preferência por um modelo de contratação pré-paga e sob demanda é, ainda de acordo com a análise, a melhor opção para quem deseja reforçar seu parque tecnológico com menor volume de gastos.

Gadgets adequados aumentam a produtividade

Na prática, você sabe dizer efetivamente qual é a relação da performance humana com a máquina? Para a neurocientista Suzana Herculano, o computador aumenta a capacidade humana de realizar as tarefas porque consegue armazenar maior quantidade de informações e ainda processar dados com uma agilidade única.

Por isso, a qualidade dos equipamentos e das aplicações de trabalho utilizadas pelos profissionais impacta diretamente os índices de produtividade da organização como um todo. 

Daí a importância do empregador oferecer máquinas e softwares sempre atualizados às equipes, para garantir sua melhor performance. 

No entanto, a renovação do parque tecnológico implica em investimentos adicionais, que podem inviabilizar o processo, sobretudo em momentos de crise. Por isso, a contratação de equipamentos como serviço vem sendo apontada como uma tendência exponencial no universo corporativo.

Assim, o aluguel é sob demanda, ou seja, contratado conforme a necessidade das organizações. Os planos incluem ainda os softwares de trabalho alocados em nuvem, bem como todo o sistema operacional e o Microsoft 365. Sendo assim, todos são atualizados gratuitamente, de modo automático, gerando economia de recursos.

Homem trabalhando, com as mãos sobre o teclado do computador
O aluguel é uma opção bastante recomendada para o contexto de trabalho remoto. Foto: Pexels.

Com a contratação dos equipamentos como serviço, o custo ainda pode ser alocado em OPEX, sigla que representa as despesas operacionais. De acordo com o Dicionário Financeiro, trata-se de custos inerentes às despesas de rotina, ou seja, sem ativos de longo prazo envolvidos. Sendo assim, os custos são totalmente dedutíveis no Imposto de Renda.

Além disso, na modalidade de aluguel, a organização terá à disposição uma série de aparatos e poderá escolhê-los conforme a necessidade das equipes.

Capacidade de processamento adequada: o que é?

Um levantamento realizado em maio de 2020 pelo Gartner mostra que 74% das companhias pretendem adotar configuração, caminhando para um modelo híbrido, com parte dos colaboradores retornando aos escritórios e outros tantos permanecendo em casa.

Tal indicador reforça a importância de oferecer às equipes equipamentos adequados, inovadores, atualizados e com capacidade de processamento adequada ao acesso virtual de programas e informações. 

O locação de equipamentos é vantajosa para as empresas, sobretudo no contexto da pandemia. Foto: Pexels.

Segundo definição da enciclopédia Technopedia, “a capacidade de processamento de uma máquina refere-se a quantas operações ela consegue realizar em um determinado período de tempo”. Ou seja, se o dispositivo ou seu sistema operacional for obsoleto, consequentemente seus usuários renderão menos.

As máquinas precisam estar preparadas para que as ferramentas virtuais sejam utilizadas – e aproveitadas – da melhor maneira. O acesso às aplicações em nuvem, por exemplo, depende de recursos adequados.

Veja seguir, como a  Vivo Empresas vem ajudando organizações de diversos tamanhos e setores a avançarem nessa esfera:

Vivo Tech

Contamos com um portfólio abrangente de equipamentos tecnológicos para locação. Ao optar pelo serviço, chamado de Vivo Tech, não será preciso se preocupar com a atualização e a manutenção das máquinas. Tudo é feito por técnicos especializados.

Uma das principais vantagens relacionadas ao aspecto financeiro é a facilidade de pagamento, uma vez que o cliente escolhe a modalidade mais adequada para o momento do seu negócio: compra ou locação (em todos os casos, são parcelas fixas mensais em contratos de 24 a 36 meses). Dessa forma, o gestor de TI consegue concentrar seu capital de giro em outras atividades prioritárias.

O leque de opções disponíveis é composto por desktops, notebooks, netbooks, tablets e impressoras. Os pacotes contam com diferentes configurações, desenvolvidos em parceria com os principais fabricantes do mercado, como Asus, Daten, Lenovo e Positivo.

A cada renovação contratual é possível trocar as máquinas por modelos mais modernos. A Vivo Empresas retira os equipamentos obsoletos e os destina para um descarte ecológico, sem custos adicionais.

Veja outras vantagens:

  • Pacote Microsoft 365 incluso: as versões web dos principais aplicativos de trabalho, como Outlook, Word, Excel, PowerPoint e OneNote, estão inclusas na contratação. Tudo em nuvem e atualizado remotamente, sem a necessidade de comprar licenças ou ocupar espaço nas máquinas. O armazenamento virtual é ilimitado;
  • Desconto no Imposto de Renda: o custo de locação é classificado como despesa operacional e pode ser abatido no IR;
  • Proteção garantida: todos os equipamentos contratados vêm com seguro contra roubo e furto;
  • Manutenção ilimitada: o serviço está incluso, ou seja, haverá sempre técnicos especializados para fazer reparos quando necessário e repor peças. O atendimento acontece de três a cinco dias úteis, dependendo da localização da companhia;
  • Central de atendimento: o suporte é ilimitado e sem custos. Há uma central disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Conheça todos os produtos disponíveis na solução Vivo Tech.

LEIA MAIS:

Equipamentos de IoT

A capacidade de um dispositivo otimizar o funcionamento de uma empresa vai além da produtividade. Esbarra também em questões como otimização do dia a dia, segurança, bem-estar dos funcionários. E na esfera da saúde, a Internet das Coisas ou IoT (sigla de Internet of Things) tem um papel decisivo.

IoT auxilia no distanciamento para a volta às atividades presenciais. Foto: Pexels.

Em julho deste ano, o Gartner divulgou uma pesquisa destacando que, até 2022, 60% dos profissionais em regime de trabalho híbrido priorizarão o retorno a escritórios inteligentes, equipados com tecnologias capazes de assegurar as condições de saúde e seu bem-estar

Diferentes soluções podem ser utilizadas pelos gestores de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho neste contexto.

Como exemplo, a Vivo Empresas, oferece equipamentos de IoT para o monitoramento inteligente de pequenos e médios ambientes. O portfólio, disponibilizado para compra, é composto por câmeras, alarmes e sensores conectados. Conheça as opções:

  • Smart Central: gerencia a comunicação entre os sensores e facilita a configuração do sistema (com sirene embutida);
  • Sensor de Movimento: detecta a presença de movimento em ambientes internos e envia notificações para o celular cadastrado;
  • Sensor de Abertura: quando instalado em portas, janelas ou gavetas, detecta sua abertura e notifica o proprietário em tempo real;
  • Smart Câmera Wi-Fi: monitora todo o ambiente e também envia notificações em tempo real em casos de ações suspeitas;
  • Smart Câmera 360 Wi-Fi: monitoramento em alta definição, com cobertura de 360º em menos de três segundos. Tem visão noturna e microfone.

Como funcionam

As ferramentas ajudam a mapear, remotamente, a quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente e a qualidade do ar. É uma maneira eficiente de ajustar o fluxo ao retorno às atividades presenciais, garantindo o distanciamento, a segurança e saúde dos colaboradores.

Trata-se de um ecossistema inteligente, também capaz de identificar ações suspeitas, como furtos e acessos a áreas não autorizadas. O uso desse tipo de dispositivo conectado contribui, de maneira efetiva, para a digitalização dos negócios, possibilitando a adoção de melhorias e correções na rotina. 

Veja outras vantagens:

  • Gestão remota: todo o acompanhamento pode ser feito a distância, por um aplicativo intuitivo e fácil de usar;
  • Qualidade das ferramentas: a Vivo Empresas trabalha com parceiros de renome no mercado, oferecendo as melhores soluções, com ampla assistência técnica;
  • Distanciamento social: garante o cumprimento das recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aproveite para conhecer todas as soluções em Equipamentos de IoT da Vivo Empresas. Veja como é possível usar a tecnologia para otimizar diferentes processos em sua organização.

Conclusão

Como vimos, equipamentos atuais e com capacidade de processamento adequada às atividades desempenhadas pelas equipes impactam diretamente sua produtividade.

No entanto, sabemos que nem sempre é possível investir na compra de máquinas por diversos motivos, como outros gastos prioritários. Por isso, o aluguel de equipamentos de microinformática é uma opção viável para permitir a renovação das máquinas utilizadas no dia a dia das equipes. 

Dessa forma, ganha-se em tempo, capacidade de processamento, organização e otimização das tarefas. Além disso, existe a vantagem de poder deduzir os valores do Imposto de Renda, por se tratar de um custo operacional (OPEX). Ou seja, passa a ser um investimento em serviço, no lugar de compra e manutenção de ativos.

Além deles, a Vivo Empresas ainda oferece dispositivos conectados com soluções de IoT, que contribuem para o monitoramento e organização do fluxo de pessoas – algo tão essencial nesse período de pós-pandemia. 

Com uma carteira de mais de 1,5 milhão de usuários corporativos, atuamos como parceiro tecnológico estratégico para acelerar a transformação digital de negócios de qualquer setor, tamanho e estágio de maturidade digital.

Além dos Equipamentos de microinformática e de IoT, oferecemos soluções tecnológicas de Conectividade, Cloud, Ferramentas de Colaboração, Segurança da Informação e muito mais. Conte conosco para avançar em sua jornada de digitalização.

Quer saber mais sobre temas relacionados a este conteúdo? Leia aqui:

Até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
GestãoIoTTrabalho Remoto
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio