Parceria entre Vivo Empresas e UNINOVE garante aulas online durante período de isolamento para 200 mil alunos e professores

Entenda como a digitalização da instituição de ensino é fundamental para as turmas a distância

27/05/2020 às 9:00

O isolamento social, medida para conter o avanço da Covid-19, trouxe uma situação inesperada para as instituições de ensino. Com a suspensão das classes por período indeterminado, muitas escolas e universidades estão buscando formas de substituir suas atividades presenciais, principalmente por meio das aulas online.

Segundo um levantamento do jornal O GLOBO, realizado em abril de 2020 com todas as redes estaduais de educação do País, 15 Estados optaram pela reposição das turmas com métodos não presenciais. E o uso de ferramentas online, como aplicativos e plataformas de aulas a distância, é a solução encontrada.

Um exemplo é a Universidade Nove de Julho, a UNINOVE. Em uma parceria com a Vivo Empresas, a instituição investiu na tecnologia para garantir que seus alunos tenham acesso às aulas ministradas pelos professores em tempo real, mesmo no período de quarentena. Para que os cronogramas de estudo sejam mantidos em dia, foi distribuída internet móvel gratuitamente aos estudantes.

Neste artigo, você verá:

  • Por que as aulas online se tornaram fundamentais
  • Desafios enfrentados pelas instituições de ensino
  • Como garantir a realização de aulas a distância
  • A importância da conectividade para a educação
aulas online: imagem de uma pessoa escrevendo em um caderno e um computador em frente dela.
Com a suspensão das aulas por período indeterminado, escolas investem em aulas online. Foto: Unsplash.

Parceria Vivo Empresas e UNINOVE

A suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades trouxe novos desafios para as instituições de ensino. Nesse contexto, encontrar novos modelos pedagógicos, capazes de viabilizar a continuidade do aprendizado a distância, é um desafio que muitas instituições precisaram enfrentar.

Por meio da parceria com a Vivo Empresas, a UNINOVE busca manter o ensino e a profissionalização dos alunos durante o período de isolamento. Para isso, foram distribuídos gratuitamente 5GB de internet móvel por mês para estudantes e docentes dos cursos presenciais da instituição. Entre alunos e professores foram ativados 200 mil chips.

A ideia é que, com o acesso à internet, os educandos possam assistir a aulas ao vivo, além de receber conteúdos e materiais acadêmicos disponibilizados pela universidade sem gastar seus dados pessoais.

Para oferecer um ensino de qualidade, a instituição também contará com a ferramenta Vivo Gestão, que permite o gerenciamento dos dados de forma remota. Portanto, a UNINOVE poderá assegurar que a internet será usada apenas para as tarefas relacionadas à educação.

Um salto para a digitalização

Imagem de uma mulher escrevendo em um caderno  com um computador da frente dela simbolizando aulas online.
As aulas online são uma alternativa para o cumprimento do calendário escolar. Foto: Getty Images.

Embora o governo federal tenha suspendido a obrigatoriedade do cumprimento de uma quantidade mínima de dias letivos em 2020, manteve a carga horária mínima para as instituições de ensino. Isso significa que os formatos digitais não servem somente para o benefício dos alunos, mas também ajudam a cumprir o calendário escolar conforme determina a lei.

Mesmo antes do início da pandemia, a tendência já era de que as escolas acompanhassem os avanços da transformação digital. Segundo a International Data Corporation (IDC), 15% das salas de aula seriam transformadas pelo 5G até o ano de 2024. Dessa forma, a expectativa são turmas mais imersivas, feedback em tempo real e mais aprendizado fora de extraclasse.

No entanto, com a chegada do coronavírus, tudo indica que a digitalização do ensino acontecerá em uma velocidade mais rápida. Um estudo conduzido pela McKinsey & Company avaliou as consequências para as universidades norte-americanas em três possíveis cenários epidemiológicos. Em todos eles, as escolas precisarão se adaptar ao ensino online para manter seus alunos e suas atividades.

Veja mais sobre a conectividade na educação:

Desafios das instituições de ensino

Por mais que as ferramentas digitais sejam necessárias para viabilizar o ensino neste momento, a adoção de novos formatos também traz desafios para as instituições — principalmente porque elas não esperavam passar por tantas mudanças em tão pouco tempo.

Entre os principais deles estão a ausência de conectividade e de estrutura. Uma pesquisa da Data Folha mostra que 66% das escolas brasileiras se sentem afetadas pela falta de equipamentos. A velocidade insuficiente da internet, em segundo lugar, afeta 64% das escolas. Há, ainda, muitos alunos que não têm acesso às tecnologias digitais, além da preocupação das instituições em manter as informações pessoais seguras na rede.

No entanto, existem ferramentas que ajudam a contornar essas adversidades.

Como garantir aulas online

Imagem de homem sentado em um banco, com uma caneta a mão e uma lousa branca atrás dele, dando aula para um computador simbolizando aulas online.
Ferramentas digitais podem ajudar o ensino a distância. Foto: Getty Images.

No cenário atual, a adaptação do ensino é urgente. Como há desafios pela frente, para garantir aulas online e uma educação de qualidade para os alunos, escolas e universidades precisam prestar atenção em alguns pontos:

1-) Conectividade

Uma boa conexão é fundamental para o ensino a distância. Afinal, é pela internet que aulas e conteúdos são disponibilizados. Portanto, a melhor forma de garantir a continuidade das atividades acadêmicas é contar com uma conexão de alto desempenho, como a Internet Dedicada.

Por ter um link — ou IP dedicado —, a solução permite a troca de dados com o provedor por um caminho exclusivo, usado apenas pela sua empresa. Além disso, a velocidade de download é igual à de upload, o que traz mais estabilidade e agilidade para a conexão.

2-) Segurança da informação

Com todas as atividades acontecendo via internet, a Segurança da Informação também deve ser uma prioridade para escolas e universidades. Então, para proteger os dados de alunos, professores e da própria instituição, é preciso ter uma política de segurança clara e contar com o auxílio de soluções de proteção, como, por exemplo, o Vivo Segurança Gerenciada, que protege contra ameaças e ataques digitais.

Além disso, com Cloud da Vivo Empresas ainda é possível manter arquivos e ferramentas na internet de forma segura e simples. Isso porque apenas pessoas habilitadas poderão acessar os dados corporativos.

3-) Equipe integrada

Ao liberar o home office, é preciso adotar medidas que permitam à equipe continuar trabalhando em conjunto. Para isso, as soluções Cloud novamente são uma opção. Como os arquivos ficam armazenados na nuvem, eles facilitam o acesso aos dados, a troca de arquivos e o backup. Portanto, todos os profissionais têm acesso às informações em qualquer lugar ou hora. 

Outra prática importante é realizar reuniões periódicas com a equipe para traçar e alinhar estratégias. Uma ferramenta que pode ajudar nessa tarefa é o Microsoft Teams, que garante a transmissão de reuniões para até 10 mil pessoas.

Conclusão

Mulher segurando um celular e usando um notebook.
Uma boa conexão é fundamental para a realização de aulas online. Foto: Getty Images.

A pandemia e o isolamento social transformaram as aulas online em uma alternativa para a continuidade do ensino. Apoiar os alunos e garantir o cumprimento do ano letivo não é possível sem plataformas para realizar atividades a distância. Nesse contexto, a conectividade é fundamental.

Em rede, tudo pode ser operado de forma organizada e segura, permitindo o compartilhamento de informações e dados, a transmissão de aulas e o envio de materiais e conteúdos.

E nesse sentido a Vivo Empresas é uma aliada para a sua instituição de ensino oferecendo soluções digitais para todos os tamanhos de escolas ou universidades.

No mais, continue acompanhando o Vivo Meu Negócio para se atualizar e saber como a sua instituição pode crescer com o auxílio da tecnologia.

Até breve!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio