Descubra o que é um PWA e quais são as suas vantagens

Um Progressive Web App (PWA) é uma boa solução para engajar o cliente na jornada de compra, de um jeito mais simples e rápido. Conheça a solução e descubra por que ela é uma tendência!

07/01/2019 às 9:00

Um meio-termo entre um site e um aplicativo. Assim podem ser considerado o Progressive Web App (PWA). Trata-se de uma ferramenta que funciona em desktops e mobile, mas incorpora algumas características bem marcantes dos apps, como geolocalização e o envio de notificações.

Aliás, o PWA é visto como uma tendência no universo corporativo. Um dos principais motivos é o fato de não precisar baixar nada para usar. O usuário acessa a URL e começa a navegar imediatamente, como se estivesse em um site comum, o que poupa recursos e memória do dispositivo. Além disso, as atualizações e mudanças necessárias são implementadas mais rapidamente que em um aplicativo, deixando a experiência do usuário cada vez melhor.

Descubra o que é PWA.

PWAs podem ser classificados como um meios-termo entre sites e aplicativos.

 

Um exemplo prático: uma loja online de roupas possui um app com bons recursos para os clientes mas ficou confirmada a baixa adesão à ferramenta. Neste caso, O PWA é uma boa alternativa para proporcionar uma experiência semelhante, sem forçar o usuário a visitar a loja de apps.

O aplicativo progressivo para a web, como podemos chamar em português, pode ser incorporado diretamente ao site da empresa por meio de avisos e banners. Assim, quando o cliente entrar na página, logo será avisado da possibilidade de utilizá-lo, dando a ele poder de escolha entre a página comum e a progressiva.

Inclusive, ao apresentar o Google Chrome 70 recentemente, o Google anunciou que a nova versão tem suporte para PWAs (por enquanto, o recurso está disponível apenas para programas do Windows). Ou seja, plataformas como Live Tiles e Cortana têm versão PWA e, por isso, podem ser acessadas a partir do menu disponível no Google Chrome. Isso confirmou a tendência de uso desse tipo de plataforma.

Mas e como funciona?

Os PWAs utilizam service workers, que são scripts de execução colocados em segundo plano, são eles que permitem o uso em modo offline, receber notificações e atualização de conteúdo em background.

Descubra o que é PWA.

Service workers permitem o uso em modo offline.

Para os desenvolvedores, a plataforma oferece uma vantagem que otimiza o trabalho. Por ser desenvolvida a partir de CSS3 e JavaScript, é possível replicá-la em qualquer tipo de navegador e plataforma. Ou seja, não será preciso construir uma nova estrutura ou fazer modificações muito severas. Assim, tanto o design quanto as informações do PWA são definidos apenas uma vez.

Quando chega aos usuários, o PWA não representa nenhum tipo de dano à segurança. Isso porque não tem acesso direto ao hardware dos sistemas, o que acontece só depois de uma autorização concedida pelo usuário. Por exemplo: para saber qual é a sua localização, a ferramenta envia uma pergunta. O mesmo acontece com a permissão de uso do Bluetooth.

Vantagens de uso

Os PWAs oferecem uma boa experiência de uso aos clientes, diferentemente do que acontecia no passado com os aplicativos online. Uma das principais características é o fato de ser responsivo. Ou seja, se adapta a diferentes resoluções e tamanhos de tela. Assim, é possível usá-lo em qualquer dispositivo sem perder funções ou qualidade.

Também não é preciso se preocupar em fazer nenhum tipo de atualização. Como o PWA está no ambiente web, as novas versões são incorporadas automaticamente. Além disso, o fato de poder usá-lo em modo offline é perfeito para quem pode ficar sem acesso à internet com frequência.

Descubra o que é PWA.

Não é preciso baixar nada para começar a usar os apps progressivos.

Outra vantagem é o fato de ser amigável ao SEO (Search Engine Optimization), que significa a otimização para os mecanismos de busca do Google. Isso significa que o PWA entrará no ranking do buscador. Ao procurar o nome da empresa, por exemplo, a plataforma será um dos resultados apresentados.

Por fim, o PWA pode ser salvo no celular. Funciona como um app mesmo, mas com a vantagem de não ocupar espaço nem precisar baixar, uma vez que a sua estrutura fica presente no universo online.

Como desenvolver um PWA

Você pode fazer o seu site normalmente e depois transformá-lo em um aplicativo progressivo. No entanto, é preciso escolher um serviço que seja totalmente responsivo.  

Aliás, tal aspecto  permite que você desenvolva a página e depois a converta em PWA, sem perder nenhum tipo de informação ou precisar fazer adaptações que custam tempo e dinheiro. Ou seja, a estrutura estará pronta para ser adaptada a uma linguagem do PWA (a mais usada é o JavaScript).

Compare sites, apps e PWAs!

Para facilitar a compreensão, trazemos aqui um comparativo entre sites, aplicativos nativos e PWAs. Assim, você pode ver qual é o mais adequado à sua necessidade. Separamos em tópicos para facilitar a compreensão:

Modo offline

PWA: permite;

App: permite;

Site: não possui.

 

Fazer download

PWA: desnecessário;

App: necessário;

Site: desnecessário.

 

Design responsivo

PWA: possui;

App: possui;

Site: possui.

 

Indexação no Google

PWA: permite;

App: não permite;

Site: não permite.

 

Envio de notificações

PWA: permite;

App: permite;

Site: não permite.

 

Descubra o que é PWA.

O PWA pede permissões para todas as ações que fará, por isso é chamado de “progressivo”.

E aí, o que achou dos PWAs? São opções em conta e eficazes para envolver o cliente e, assim,  apresentar todos os benefícios do seu estabelecimento. Aliás, já que a sua estrutura depende da construção de um site, aproveite para ler uma reportagem que fizemos sobre  como construir uma página eficiente em quatro etapas. Tudo muito simples e fácil de gerir!

E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas para garantir mais praticidade à sua rotina de trabalho!

Compartilhe este conteúdo!

campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio