Modelo de negócio: confira aqui as melhores ideias para empreender agora mesmo

Conheça agora mesmo quais são as áreas mais promissoras e também qual é o modelo de negócio que se encaixa no seu perfil.

30/12/2019 às 9:00

Quer empreender ainda este ano? Neste artigo, você verá quais são as ideias mais promissoras e que tipo de modelo de negócio tem dado resultado. Além disso, daremos dicas de como tirar o seu projeto do papel e ganhar dinheiro por conta própria.

Um modelo de negócio de sucesso é aquele que faz o seu coração bater mais forte. Ou seja, aquele que te estimula a arregaçar as mangas, tirar sonhos do papel e trabalhar com total dedicação para fazer tudo dar certo. No entanto, há ideias que são consideradas mais promissoras com base no cenário atual, nas tendências de consumo e na movimentação do mercado.

Modelo de negócio: mulher trabalhando em um computador.
Escolher o modelo de negócio e a área de atuação é sempre um desafio que exige muita pesquisa!

Então, uma boa pedida é aliar essas tendências a algo que você goste de fazer. De olho nisso, fizemos um levantamento dos modelos de negócio que são promissores e podem ser inspirações para você ter a sua empresa ainda em 2019. Vamos conhecer agora?

Modelo de negócio: iniciativas mais promissoras

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, são seis os segmentos que mais estão em expansão em 2019. E dentro deles há uma série de possibilidades que podem ser trabalhadas. Vamos listar todas a seguir:

Serviços pessoais

Algumas das possibilidades de negócio mais promissoras dentro desse segmento, de acordo com o Sebrae, são assistências a pacientes em seus próprios domicílios. Ou seja, você presta algum tipo de serviço a pessoas que precisam de auxílio, como entrega e aplicação de medicamentos, fisioterapia, cuidados pessoais e terapias, entre outros.

Também estão em alta empresas de organização de eventos e prestação de serviços de fotografia. Outro modelo de negócio bastante promissor, de acordo com o Sebrae, é a prestação de serviços de manutenção, como reparos hidráulicos, elétricos e de construção civil em geral.

Serviços prestados às empresas

Um dos serviços bastante promissores, segundo o Sebrae, é o de entregas. Algumas empresas têm investido na entrega com bicicletas, quando o raio definido é menor. Trata-se de um meio de transporte barato e rápido.

Homem andando de bicicleta.
Entregas de bike é um modelo de negócio considerado interessante pelo Sebrae.

Além disso, é uma possibilidade bastante ampla de negócio. Você pode focar em um nicho, por exemplo, na entrega de documentos, ou então ampliar para diferentes produtos.

Outro modelo de negócio considerado interessante é o de promoção de vendas. Você pode criar uma empresa especializada nisso e prestar serviço para várias outras, como supermercados, lojas de departamento, empresas de telefonia e muitas outras possibilidades. É uma área bastante ampla.

Serviços nas áreas de transporte, saúde e educação

Transporte escolar de crianças é um modelo de negócio promissor, de acordo com o Sebrae. No entanto, é preciso levar em conta toda a logística, as obrigações e as responsabilidades que envolvem esse tipo de trabalho.

Outra opção apontada pelo Sebrae é o de atividades de condicionamento físico. Ou seja, se você tiver formação na área de educação física, ou se associar com alguém que tenha, pode prestar serviço de personal trainer, por exemplo.

Homem correndo com um lago de fundo
A área de condicionamento físico tem se mostrado uma excelente alternativa, sobretudo, os modelos de negócio que não exigem uma sede física.

É interessante por não ser um trabalho que exige, necessariamente, ter um espaço físico. Você pode dar aulas na casa dos alunos, ao ar livre ou firmar parceria com alguma academia.

Serviços de informática e comunicação

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) está em alta. Por isso, qualquer atividade ligada a isso é considerada promissora. O desenvolvimento de programas de computador e softwares de segurança, de acordo com o Sebrae, tem sido bastante requisitado.

Na área de comunicação, o desenvolvimento de conteúdo multimídia (fotografias, vídeos e áudios) aparece na lista dos modelos de negócio que podem ser bastante promissores. Isso porque investir em conteúdo de qualidade é apontado como um dos principais fatores para quem deseja ganhar visibilidade no meio digital.

Homem fazendo uma filmagem com câmera profissional.
A produção audiovisual é cada vez mais necessária para empresas de diferentes tamanhos.

Serviços de apoio à agropecuária

Na área da agropecuária, o serviço de reparo de máquinas agrícolas tem exigido cada vez mais profissionais habilitados. Por isso, abrir uma empresa focada nisso pode ser um bom caminho.

Outra vertente interessante está no uso da tecnologia em pastos e plantações, sobretudo, para reduzir os danos ambientais. Monitoramento do gado por QR Code e satélite, por exemplo, é uma boa maneira de detectar problemas, corrigi-los e, assim, economizar em todo o processo.

Bens que atendem às necessidades básicas da população

O último serviço levantado pelo Sebrae está ligado ao consumo de alimentos, materiais de construção e vestuário. O órgão entende que negócios ligados a esses setores são, na maioria das vezes, boas maneiras de obter sucesso. Padarias e confeitarias, tanto físicas quanto online, são boas linhas para se investir.

Aliás, lojas online e encomendas por meio de redes sociais, como o Instagram, têm funcionado e são maneiras bastante econômicas de começar a trabalhar.

O Sebrae destaca ainda os e-commerces de roupas, que têm ganhado mais adeptos nos últimos meses.

Pessoa abrindo uma massa.
O setor de alimentos é uma opção interessante, sobretudo confeitarias e padarias.

Dicas para começar

Agora que você já sabe quais modelos de negócio estão em alta, é hora de começar a se organizar para tirar seu projeto do papel. Lembre-se que precisa ser algo com o qual você se identifica. Depois de definir o que deseja fazer e ver se cabe no seu orçamento, pesquise tudo sobre o mercado.

Leia bastante, consulte as pessoas, busque dados. Você precisa entender o cenário para definir o público que deseja atingir e de quais maneiras vai chegar até ele.

Esteja certo de que é por esse caminho que deseja seguir. Aliás, se for começar o negócio com um sócio, verifique se é a pessoa certa. Isso é essencial para você não se arrepender nem ter dores de cabeça depois.

Ao estar com tudo certo, crie um plano de negócios (veja como aqui) e faça um acompanhamento periódico das metas e dos objetivos traçados. É importante que tudo esteja alinhado com os seus objetivos.

agenda sobre a mesa, com uma xícara de café ao lado.
É fundamental se planejar para ter um negócio de sucesso.

E aí, o que achou das dicas? São muitas as variáveis para quem deseja abrir um negócio. No entanto, uma coisa é certa: você precisa gostar do que faz e conhecer bem o setor.

Aliás, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para conhecer aqui quais são os segredos para ser uma startup de sucesso. Veja também como usar o método Canvas, ferramenta que auxilia todo negócio que está começando. Por fim, veja um listão com dicas essenciais para empresários que estão no começo do negócio!

Agradecemos a companhia nesta leitura! Até a próxima e bons negócios!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
EmpreendedorismoMercado
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio