Máquina virtual (ou VM de Virtual Machine) é um programa que cria um ambiente virtual dentro de um computador ou de uma nuvem. O objetivo é permitir a instalação e a execução de um outro sistema operacional. Como costuma-se dizer no universo de tecnologia, trata-se de um “computador dentro de um computador”.
Um exemplo prático: você tem o Windows 8 instalado (este será o “hospedeiro” ou host, em inglês). Então, cria-se o novo espaço, chamado de “guest” (convidado, em português) para receber qualquer outro tipo de sistema operacional que você precisar ou desejar.
Nesse caso, vamos supor que você queira ter o Linux. Em seguida, será possível ter acesso a todos os programas criados e rodados nesse novo sistema. Aliás, essa é uma das principais vantagens de uma máquina virtual.

Máquinas virtuais permitem o uso de sistemas operacionais diferentes.
Pense em um escritório de contabilidade, por exemplo, que precisa do Pacote Office para fazer planilhas e documentos. No entanto, o sistema operacional usado é o Linux, que não disponibiliza versões dos programas desejados. Uma máquina virtual permitiria a instalação do Windows e o problema seria resolvido.
Além disso, os dois sistemas são isolados. Ou seja, o que você fizer no ambiente virtual não afetará o físico – e vice-versa. Inclusive, é muito mais fácil desfazer algo que foi realizado na máquina virtual. Por isso, é um local mais adequado para testes, sobretudo para empresas que atuam no desenvolvimento de sistemas.
Por que ter uma máquina virtual?
Como dissemos, é uma boa solução para a criação de um ambiente de testes. Isso porque tudo que é feito na máquina virtual não interfere no sistema operacional hospedeiro. Isto significa que uma empresa de tecnologia que desenvolve software, por exemplo, pode usar o espaço virtual à vontade sem comprometer o dia a dia de trabalho das outras equipes.
Esse ambiente guest permite que os testes necessários sejam feitos normalmente, pois possui todas as características de um computador. Caso haja alguma falha, o problema não irá impactar os computadores da companhia ou prejudicar a produtividade.

Uma máquina virtual garante o ambiente perfeito para testes.
Além disso, as máquinas virtuais criam, automaticamente, cópias de segurança de todas as informações rodadas em seu ambiente (procedimento chamado de snapshot). Tal característica garante segurança. O motivo é simples: a recuperação de arquivos danificados acontece rapidamente, com pouquíssimos riscos de perder informações e dados pelo caminho.
Outra vantagem das máquinas virtuais é a facilidade de uso dentro de ambientes corporativos. Você configura apenas uma vez para a empresa inteira. Depois, basta liberar o acesso a todos os funcionários.
Isso reduz o tempo que levaria para a distribuição de sistemas e programas para as equipes. Elas também pode ser copiadas e transferidas entre computadores, características que garante praticidade. Por fim, também é possível usar o espaço das máquinas virtuais para fazer backups.
Descubra como um servidor em nuvem te ajuda a economizar.
Máquina virtual em nuvem
Como a capacidade de armazenamento dos computadores costuma ser limitada, é uma boa ideia criar máquinas virtuais dentro de uma nuvem. Assim o cloud se torna o hospedeiro e a máquina virtual a convidada. Tudo isso com total segurança, sem comprometer a produtividade dos computadores.
Desta forma, é possível criar várias máquinas virtuais dentro da nuvem. O fato de ser escalável, ou seja, poder utilizar mais espaço a qualquer momento, faz do ambiente o local ideal para esse uso.
Inclusive, há vários sistemas de cloud que já disponibilizam as máquinas dentro do pacote. O Cloud Server, da Vivo, contempla as VM’s. São seis pacotes disponíveis, com capacidades e características desenhadas para cada tipo de empresa. O objetivo é armazenar os dados com segurança e permitir que as equipes atuem simultaneamente.

O Vivo Cloud Server contempla máquinas virtuais.
Quer saber mais sobre o Cloud Server? Fizemos uma matéria recentemente sobre o produto (clique aqui para ler a reportagem sobre o Cloud Server). E não deixe de acessar o site para conhecer os planos e tirar todas as suas dúvidas sobre a solução!
Concluindo
As máquinas virtuais são bons recursos para as empresas, sobretudo aquelas que atuam no universo de tecnologia. Tais recursos facilitam o dia a dia e tornam o ambiente de trabalho mais seguro. Vamos relembrar os motivos:
-
- É fácil de instalar.
-
- Pode ser replicada em outros computadores facilmente.
-
- Você pode ter dois sistemas operacionais diferentes – e se beneficiar dos programas disponíveis para cada um.
-
- Faz cópias de segurança automaticamente.
-
- É mais indicado instalar as máquinas virtuais em um servidor em nuvem devido à escalabilidade do serviço.
-
- Máquinas virtuais são ótimos ambientes para testes, pois não interferem no ambiente hospedeiro.
-
- São bastante indicadas para empresas de desenvolvimento de software.
-
- Se houver alguma falha dentro de uma máquina virtual, esse problema não impactará o host.
-
- É possível usar as VM’s para fazer backups.
- Basta configurá-las uma vez para que equipes inteiras possam usar.

As máquinas virtuais permitem a instação de sistemas operacionais diferentes.
Após saber mais sobre máquinas virtuais, analise o seu modelo de negócio e veja se os benefícios aqui listados irão facilitar o dia a dia da sua empresa. Depois disso, basta contratar o sistema e aproveitar as vantagens oferecidas!
Aliás, já que falamos sobre a possibilidade de instalação em uma nuvem, aproveite para baixar nosso e-book sobre as diferenças entre um servidor local e cloud. E continue navegando pelo nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse!