Criptomoedas: veja 6 estabelecimentos que aceitam no Brasil e no mundo

Saiba aqui quais estabelecimentos aceitam criptomoedas no Brasil e no mundo e também como você pode começar a aceitar o método de pagamento no seu negócio.

06/01/2020 às 9:00

As criptomoedas deram o que falar nos últimos anos! E passaram a fazer parte de muitos negócios. Por isso, neste artigo mostramos para você:

  • Quantos estabelecimentos aceitam criptomoedas no mundo.
  • Três exemplos adeptos ao método no Brasil.
  • Três exemplos no mundo.
  • O que você pode fazer para começar a aceitar criptomoedas.

As criptomoedas, como são conhecidas as moedas digitais, não estão mais restritas às carteiras virtuais dos seus donos. Muitos estabelecimentos passaram a aceitá-las como método de pagamento. De acordo com o site coinmap.org, que fez um mapa desses pontos, é possível usar as bitcoins, como também são chamadas, para pagar por serviços ou produtos em 15.554 locais no mundo todo.

Para se ter uma ideia, somente na cidade de São Paulo há 67 pontos mapeados. No Rio de Janeiro são 24, mesma quantidade registrada em Belo Horizonte. Aliás, há opções em todo o país (vamos listar algumas mais à frente).

Homem com o rosto desfocado segurando uma criptomoeda em primeiro plano.
Diversas empresas aceitam as criptomoedas mini método de pagamento.

Antes, é importante saber que as criptomoedas são aceitas em diferentes segmentos, desde vestuário a pagamento de apartamentos. Todo o processo acontece no universo digital, ou seja, sem a necessidade de usar uma conta para intermediar.

Inclusive, antes de os estabelecimentos começarem a aceitar o método, já era possível fazer pagamento de boletos, realizar transferências bancárias e até recarga de celulares por meio de plataformas que dispensam o uso de uma conta bancária. Ou seja, as criptomoedas vêm sendo classificadas como uma opção real entre clientes e estabelecimentos comerciais.

3 locais que aceitam criptomoedas no Brasil

O mapa abaixo mostra a incidência de locais que aceitam as critptomoedas em todo o país. Aliás, é possível notar que o meio de pagamento já é utilizado em estabelecimentos de diferentes estados, com uma concentração no Sudeste.

Mapa do Brasil com a marcação das cidades e regiões que aceitam as criptomoedas.
Os locais que aceitam as criptomoedas estão destacados no mapa. Fonte: coinmap.org

Como comentamos, diferentes tipos de negócios aderiram ao método de pagamento. É possível, por exemplo, pagar mensalidades de universidades ou aulas de pilates, refeições e até mesmo hospedagens. Sendo assim, as criptomoedas têm sido aceitas por empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação. Te mostramos alguns exemplos a seguir:

Tecnisa

A construtora Tecnisa aceita criptomoedas desde 2014 para o pagamento de unidades em seus empreendimentos.

Uber

Você pode pagar as suas corridas com bitcoins. A companhia passou a aceitar o método de pagamento no início de 2019. Em resumo, basta cadastrar a opção no aplicativo, disponível para Android e iOS.

Pizzaria Camelo

Localizada em São Paulo, a Pizzaria Camelo aceita as criptomoedas como método de pagamento. Inclusive, o estabelecimento tem dias específicos com desconto para quem paga usando as moedas virtuais.

Criptomoedas: pessoa guardando uma criptomoeda no bolso da calça.
Os tipos de negócios mais variados aceitam criptomoedas.

3 locais que aceitam criptomoedas no mundo

Diversos países do mundo também adotaram as criptomoedas como uma opção real de pagamento. Inclusive, nós listamos algumas abaixo:

Overstock

O e-commerce internacional Overstock aceita as criptomoedas. Aliás, é possível usar o método para comprar qualquer item disponível, desde objetos de decoração para casa até joias.

Travala

Travala é um site que faz busca e reserva de hospedagens em todo mundo. Aliás, está nessa lista porque aceita as criptomoedas como métodos de pagamento dos serviços.

Microsoft

Em 2018, a Microsoft anunciou que é possível adicionar crédito à conta usando criptomoedas. Inclusive, o montante pode ser utilizado para a compra de um dos maiores produtos da companhia, o Xbox.

Mas vale a pena aceitar criptomoedas?

Uma das principais vantagens é a capacidade de facilitar o pagamento. Ou seja, por dispensar o uso de uma conta bancária, é possível pagar em qualquer lugar do mundo – e a qualquer horário do dia. Aliás, como não estão atreladas à nenhuma moeda, não são influenciadas pela cotação.

Além da facilidade, a aproximação junto ao público mais jovem é mais uma vantagem a ser destacada. Por conta da praticidade, o método é bastante utilizado por pessoas mais novas. Então, é uma forma de expandir a atuação da empresa.

Mulher segurado uma criptomoeda.
Há vantagens para quem deseja aceitar as criptomoedas, mas é fundamental optar por um caminho seguro.

No entanto, é preciso escolher uma forma segura de receber os pagamentos e convertê-los em outras moedas, caso você deseje.

Como aceitar as criptomoedas?

Você vai precisar se inscrever em um site que viabiliza esse tipo de transação – é como se fosse um PayPal, mas voltado apenas para as bitcoins. Aliás, um dos mais conhecidos e utilizados é o Bitpay. Portanto, vale fazer uma pesquisa antes de definir, pois as taxas variam de página para página.

Além disso, há também a CoinPayments, outra possibilidade que pode ser utilizada no caso de pequenas e médias empresas.

Para começar a aceitar os pagamentos, você deve fazer um cadastro rápido. Ou seja, incluir o seu e-mail e outras informações que o site solicita. Inclusive, também, é essencial escolher em qual moeda você deseja que o site converte todos os pagamentos em bitcoin. Portanto, eles serão depositados na sua conta.

No entanto, em espaços físicos, não é preciso investir em uma tecnologia específica para aceitar a moeda. Você deve utilizar o mesmo site para gerar um link de pagamento, que vem com um QR Code. Basta enviá-lo para o cliente e verificar se o pagamento foi realizado.

Criptomoedas empilhadas.
Estabelecimentos de todos os setores podem aderir.

Atenção!

Aliás, uma nota importante: o tema ainda é muito novo e ainda não existem instituições ou pessoas que são referências nisso. Por isso, antes de começar a aceitar ou a lidar com esse tipo de pagamento, leia bastante sobre o tema, peça opinião a especialistas e converse com quem já aceita o método. Lembre-se: a segurança do seu negócio em primeiro lugar!

E aí, o que achou da possibilidade de usar criptomoedas como formas de pagamento? Inclusive, se você gosta do tema, uma boa pedida é ler mais sobre o assunto neste artigo que fizemos recentemente. Aliás, aproveite para saber mais sobre blockchain e a sua importância no meio empresarial.

Além disso, te convidamos a continuar navegando pelo blog para dar uma olhada em artigos que podem contribuir ainda mais para o sucesso da sua empresa. Então, agradecemos a leitura e até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
BitcoinTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio