Saiba como empreender do zero gastando pouco

Mostramos como empreender sem gastar rios de dinheiro logo no início. Acesse para conferir as dicas e executar as ideias com sucesso!

16/01/2020 às 9:00

Empreender do zero gastando pouco é possível? Nossa resposta é sim. Há diferentes maneiras de começar um negócio sem ter de investir muito logo de cara. E isso acontece em diferentes áreas. Neste artigo, trazemos opções de negócios que dispensam gastos iniciais exorbitantes, mas que podem dar um excelente retorno. Confira!

O ano de 2020 começou e você quer trabalhar por conta. Porém, ainda não tem muito dinheiro guardado e está na dúvida se dar esse passo é seguro agora. Se essa é a sua situação atual, este artigo é o lugar correto para você. Isso porque listamos a seguir alguns exemplos de negócios que te mostram como empreender gastando pouco.

De acordo com o Sebrae, negócios que dispensam a necessidade de um local físico são os que exigem menos investimento inicial. O motivo é bem óbvio: você não vai precisar gastar com infraestrutura. Ou seja, contará primeiro apenas com o seu potencial para seguir em frente. A seguir, há algumas das opções mais rentáveis, segundo o Sebrae.

Como empreender do zero

Você não precisa ter rios de dinheiro para ingressar no universo do empreendedorismo. É necessário, porém, conhecer a área escolhida e se preparar. No mais, basta optar por uma linha de negócio que dispense um investimento pesado logo no início. Veja as dicas a seguir!

Consertos

Consertar coisas, desde eletrodomésticos a móveis, por exemplo, é uma boa opção. Isso porque você pode oferecer o seu serviço sem a necessidade de ter um ambiente físico. Ou seja, dá para ir até a casa do cliente para fazer os reparos. Aliás, é uma alternativa bastante cômoda e que pode fidelizar a clientela.

Um dos setores mais em alta nesse sentido é o de pequenos reparos, como conserto de chuveiros, eletrodomésticos e equipamentos de informática. No entanto, é importante ter em mente que você terá de gastar com a compra das ferramentas necessárias.

Mão masculina consertando um servidor, cheio de cabos.
Uma boa dica para empreender do zero é prestar serviços de consertos.

Consertar roupas também é um caminho interessante, uma vez que está em alta o reaproveitamento de peças e o consumo consciente. Aliando esse fator à comodidade de retirar e entregar, pode ser uma ótima opção de negócio.

Revender

Você pode revender produtos variados, criando uma loja online. É muito comum isso acontecer com roupas e sapatos usados, por exemplo. E as vendas podem ser feitas a partir de plataformas já prontas ou até mesmo por meio das redes sociais, sobretudo o Instagram.

Um exemplo prático: peças antigas podem ser garimpadas em brechós e vendidas a um valor que dê um lucro razoável para você. Aliás, isso é uma tendência. E as possibilidades são muitas – não se restringem ao vestuários. Itens para a casa, por exemplo, são boas opções.

Empreender do zero: mãos digitando em um tablet, com um computador ao fundo.
Empreender do zero com revendas é uma boa opção para quem não deseja investir muito inicialmente.

Caso queira embarcar nessa ideia, veja primeiro qual área de atuação você gosta mais. Assim, trabalha com os produtos que acredita e, consequentemente, terá resultados melhores.

Refeições saudáveis

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. E uma das principais questões nesse contexto é a alimentação. Por isso, apostar em um negócio de marmitas saudáveis pode ser uma excelente opção.

Para reduzir os custos, uma boa forma de começar é criar um negócio de entrega de marmitas saudáveis. Você vai precisar ter uma estrutura de cozinha razoável para dar conta do volume inicial. Ou seja, um fogão que dê conta do recado e locais para a refrigeração dos alimentos.

Além disso, também deve-se pensar na estrutura de entrega. Veja se vale a pena ter alguém que realize o trabalho ou se vale a pena fazer o cadastro em aplicativos de entrega, como o Uber Eats e o iFood.

Empreender do zero: foto de cima de um prato com salada e arroz. ao lado, legumes cortados em fatias.
Refeições saudáveis são boas opções para começar a trabalhar por conta.

Planejamento de viagem

Viajar é algo que não sai da cabeça do brasileiro. Por isso, é sempre uma boa opção de negócio. Aliás, tem muita gente que adora colocar o pé na estrada, mas morre de preguiça de planejar toda a viagem. E é aí que entra uma boa opção de negócio.

Caso você tenha formação na área de turismo ou em administração, por exemplo, uma boa opção é planejar férias. Basta ter uma boa conexão de internet, um computador e disposição para fazer buscas e parcerias. Assim, você consegue os melhores preços para os clientes, encontra ótimas opções de passeios e por aí vai.

Programação

Quem tem facilidade com programação tem também um excelente negócio em mãos. Isso porque é possível prestar serviços e até mesmo consultoria para empresas de diferentes setores. Dá, por exemplo, para atuar com chatbots, serviço que vem sendo utilizado por companhias de todas as áreas.

E para isso você não precisa ter um local físico. Basta possuir a experiência necessária e também uma máquina adequada para o trabalho. Assim, começa com um cliente e depois cria um portfólio para a procura de outros. É assim que se começa!

Personal trainer

Como empreender do zero gastando pouco sendo um profissional da área de educação física? Atuando como personal trainer. Você pode criar uma carteira de clientes e atendê-los em suas próprias casas ou em locais públicos, como parques.

Empreender do zero: duas mulheres fazendo exercícios físicos na praia, com o sol ao fundo.
Ser personal trainer é uma boa maneira de empreender do zero.

É uma forma de iniciar sem gastar muito e ter um breve retorno. No entanto, para isso é preciso saber divulgar bem o seu trabalho. Aliás, as redes sociais são um importante meio. Por isso, confira agora uma reportagem especial que fizemos recentemente sobre marketing digital!

E aí, o que achou da listagem de negócios que exigem pouco investimento inicial? É possível, sim, trabalhar por conta própria já no início de 2020 sem ter de investir muito logo de cara. Concorda com a gente? Aliás, uma forma bastante eficiente de poupar no início é alugar equipamentos. E aqui te mostramos como esse serviço funciona.

Veja também de quais maneiras o planejamento estratégico é fundamental, sobretudo no início dessa jornada empreendedora! No mais, agradecemos a sua companhia em mais um artigo e te convidamos a navegar pelo blog para saber mais sobre tecnologia e empreendedorismo!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio