Vivo Empresas e Microsoft fecham acordo para potencializar a digitalização de clientes

Digitalização é essencial para a inovação e boa performance de um negócio. Saiba sobre esse processo.

05/03/2020 às 13:30

A transformação digital chegou a todos os segmentos, ajudando a deixar tudo mais organizado, otimizando processos, custos e proporcionando mais segurança. Neste artigo sobre digitalização, você vai perceber a importância de digitalizar a sua empresa e entender o acordo entre Vivo e Microsoft.

Em fevereiro, as companhias anunciaram uma parceria de peso. A proposta do acordo entre Telefônica, grupo dono da Vivo Empresas, e Microsoft é unir forças para oferecer aos clientes inovação e expansão das operações de uma empresa (seja ela pequena, média ou grande) de um jeito seguro e fácil, utilizando a tecnologia Cloud. A ideia é que qualquer um consiga migrar seus negócios para a nuvem de maneira simples e segura.

A Microsoft, multinacional norte-americana, vai oferecer seus serviços de nuvem (Microsoft Azure, Microsoft 365, Microsoft Dynamics 365 e Microsoft Power Platform), a partir de uma nova região de datacenters, na Espanha, onde tudo começará.

“A abertura de uma região do Data Centers da Microsoft na Espanha significa uma mudança nas regras do jogo, um marco importante em nossa colaboração estratégica que impulsionará o tecido industrial e a economia digital”, diz José María Álvarez-Pallete, presidente executivo do grupo Telefônica, controlador da Vivo no Brasil. E ele reforça que os serviços digitais como a nuvem estão entre as prioridades do grupo. 

Com essa parceria, as empresas devem desenvolver serviços vendidos pela Telefônica nos 14 países em que opera. O grupo já está acelerando internamente o uso da nuvem da Microsoft como parte de sua própria trajetória de transformação digital e implantou o Microsoft 365 em sua base global de funcionários. A Microsoft fará o treinamento dos funcionários da Telefônica nos serviços Microsoft Cloud.

Transformação digital através do modelo em nuvem

Utilizar novas tecnologias é um passo essencial para empresas que querem se digitalizar, e cloud é uma delas. Através deste novo modelo é possível gerenciar informações e aplicações de maneira mais simples, expandir operações rapidamente, tudo isso sem precisar de espaço físico.  

A digitalização é importante na transformação digital das empresas.
A digitalização é importante na transformação digital das empresas. Foto: Divulgação Vivo

Mas vamos por partes. Primeiramente, é preciso ter consciência da importância da migração dos processos para a digitalização de uma empresa. Quer saber quais são as vantagens da digitalização? Vamos lá.

Segurança da informação

Tudo fica na nuvem, ou seja, em um ambiente seguro. Os dados e aplicações armazenados em qualquer computador são transferidos para servidores virtuais, que podem ser acessados via internet por meio de qualquer dispositivo.

Acesso remoto

Precisa consultar alguma coisa, transferir um arquivo, cuidar de algo que está guardado? Basta ter acesso à internet. É possível fazer isso tudo via celular, notebook, tablet ou qualquer outro equipamento online de qualquer lugar do mundo. Ou seja, praticidade é a palavra-chave.

Controle maior da gestão, evitando fraudes

Tudo o que você armazena fica exposto e à sua disposição para o momento em que quiser consultar. Assim sendo, também fica mais fácil acompanhar o andamento de cada processo, evitando desvios.

Ganho de tempo e aumento da produtividade

Essas são consequências diretas! O tempo que um funcionário perde para fazer algo manualmente vale muito. Com a digitalização dos processos, as tarefas são otimizadas e os funcionários ganham tempo para realizar muito mais.

Digitalização: imagem de uma nuvem em cima de uma cidade.
A digitalização ajuda na manutenção dos documentos intactos. Foto: Freepik

Como se dá o processo de digitalização?

Antes de mais nada, é necessário traçar um planejamento estratégico. Saiba exatamente o que será preciso digitalizar na sua empresa, estude cada medida que precisará ser tomada e depois comunique aos departamentos envolvidos. Muitas vezes é preciso mudar um pouco da cultura da empresa, mostrar aos antigos funcionários que é mesmo necessário alterar os processos, criar novos modelos organizacionais. E tenha em mente que isso pode ser um desafio. Mas esteja certo de que é algo necessário e que trará benefícios a todos.

Para ajudar nesse processo de transformação, conte com profissionais especializados nesse tipo de transição, ofereça workshops e treinamentos aos seus funcionários para que se adaptem mais rapidamente e dê as ferramentas de que eles precisam para aprender a lidar com os novos modelos de trabalho. O início pode parecer difícil, mas é tudo questão de adaptação. Assim sendo, quando os processos estiverem implementados e em andamento, todos terão consciência das melhorias do trabalho.

Quer saber mais sobre digitalização?

E então, está convencido de que a digitalização é o melhor caminho? A propósito, para complementar essa leitura, recomendamos a você nossa matéria que fala dos três pilares da transformação digital. Além disso, há uma reportagem que preparamos para que você entenda melhor como a tecnologia pode ajudar a sua empresa e as ideias do seu negócio. Logo depois, conheça bem as diferenças entre cloud, hosting e colocation para escolher a melhor opção para o seu negócio. Com certeza, a informação é fundamental para a tomada das decisões certas.

Por fim, continue conosco para ter acesso a mais informações e ficar por dentro das novidades. Estamos sempre preparando conteúdo de qualidade para ajudar a sua empresa a crescer. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Veja mais sobre
TecnologiaTransformação Digital
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio