Plataforma Digital: saiba como migrar suas cargas de trabalho para a Cloud

A nuvem é essencial para viabilizar o trabalho remoto. Saiba como identificar as melhores opções para o seu negócio

22/07/2020 às 9:00

O trabalho remoto foi a alternativa encontrada por muitas empresas pelo mundo para garantir a continuidade das atividades durante a pandemia. E o modelo deu sinais de que pode ser muito interessante para os negócios. Uma pesquisa divulgada em julho de 2020 pelo Gartner mostrou que 82% dos gestores planejam permitir que seus funcionários adotem o home office em alguns dias da semana.

Inclusive, para um futuro próximo, 47% pretendem manter as equipes atuando em casa em tempo integral. No entanto, esses dois modelos de trabalho exigem adaptações que permeiam a rotina dos colaboradores em sua totalidade, desde a organização até os recursos tecnológicos utilizados. O desafio é complexo e faz parte de um processo muito amplo: a digitalização das empresas.

Passado o momento de agir com rapidez para evitar prejuízos, chegou a hora de organizar uma infraestrutura capaz de suportar o aumento do tráfego de dados e a colaboração, garantindo segurança e disponibilidade.

Nesse sentido, as soluções em Cloud despontam como essenciais para a virtualização das operações. Segundo o Gartner, mesmo com as organizações fazendo cortes em diferentes segmentos, a expectativa é de que os investimentos no modelo em nuvem cresçam 19% em 2020.

Neste artigo, você verá:

  • A importância de oferecer um ambiente digital seguro
  • Como é possível ter acesso às opções mais adequadas
  • Vantagens da Plataforma Digital, solução da Vivo Empresas

Soluções Cloud: imagem de um servidor com vários símbolos de nuvem.
Cloud é uma ferramenta essencial para o trabalho remoto. Foto: Getty Images

Oferecer a estrutura certa é essencial

De acordo com um estudo realizado pelo Gartner em maio de 2020, os serviços em nuvem que mais lucrarão até o final do ano são os de conferência (24,3%) e de telefonia/troca de mensagens (8,9%). Ambos costumam ser utilizados para conectar as equipes, permitindo que o trabalho remoto flua normalmente.

Inclusive, uma das percepções dos executivos entrevistados em uma pesquisa divulgada em junho de 2020 pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é de que produtividade dos seus times aumentou durante o isolamento social. E a infraestrutura criada para esse contexto foi decisiva.

Por isso, ao adotar o home office, tanto de maneira híbrida quanto definitiva, toda empresa deve estar ciente da necessidade de garantir a infraestrutura certa, começando com a conectividade. É exatamente essa capacidade da organização de oferecer um ambiente seguro e com a tecnologia certa que viabilizará também o uso das soluções em Cloud no dia a dia.

E são muitas as possibilidades que as aplicações utilizadas em um ambiente virtual garantem ao trabalho, como, por exemplo:

  • Armazenamento de dados, arquivos e aplicações;
  • Compartilhamento e edição de arquivos;
  • Desenvolvimento de aplicações.

Imagem de duas mãos teclando em um computador e símbolos de cloud aparecendo por cima.
Pesquisas apontam que produtividade aumentou no home office, suportada pelo uso de ferramentas digitais. Foto: Getty Images

Como ter acesso às soluções em cloud

É necessário desenvolver um planejamento detalhado para identificar as demandas e as opções mais indicadas para cada uma delas. Assim, tem-se uma base sólida para a criação de uma infraestrutura de acordo com as necessidades da companhia. Conhecer as opções disponíveis no mercado, bem como seus usos e camadas de segurança, é essencial para tomar decisões assertivas.

Ciente dessa importância, a Vivo Empresas anunciou recentemente a criação da Plataforma Digital, marketplace que hospeda os principais provedores em serviços de nuvem do mercado.

O ambiente é um hub de tecnologia que acomoda produtos e soluções desenvolvidos pelas principais companhias do setor, tais como Microsoft, Huawei Cloud e Amazon Web Services (AWS). A expectativa é que, ainda em 2020, outros provedores sejam incorporados, como o Google Cloud, completando sua migração para um ambiente multicloud híbrido, com as melhores tecnologias em uma única plataforma.

Imagem de uma nuvem desenhada em um teclado de computador.
Plataforma Digital: hub de tecnologia com soluções em Cloud desenvolvidas pelas principais empresas do setor. Foto: Getty Images

Um dos diferenciais do serviço é que o cliente tem uma experiência 100% digital, conseguindo fazer as contratações de maneira mais ágil e simplificada, além de toda a gestão dos serviços contratados em um ambiente único. Após a contratação, o cliente tem acesso a:

  • Relatórios de consumo online;
  • Análises específicas sobre custo-benefício,
  • Dados do armazenamento;
  • Informações sobre tráfego;
  • Relatórios personalizados.

O objetivo da novidade, de acordo com Debora Bortolasi, diretora de Marketing, Produtos e Inovação Digitais da Vivo Empresas, é oferecer um processo mais simplificado, incluindo todas as camadas de gerenciamento necessárias para otimizar o serviço.

Com este modelo se tornando indispensável, é natural que as companhias busquem uma maior gama de provedores, e é isso que entregamos, além de uma camada de gestão e orquestração dessas clouds.”

Debora Bortolasi, diretora de Marketing, Produtos e Inovação Digitais B2B da Vivo Empresas.

Digitalizar para aproximar

Além da Plataforma Digital, a Vivo Empresas também pode atuar como consultora para organizações que desejam migrar sua infraestrutura para o ambiente digital, desde o planejamento à implementação dos serviços escolhidos.

Portanto, trata-se de um novo modelo de negócio, que ganhou o nome de Gestão de TI. Para executar o trabalho, a Vivo Empresas disponibiliza uma equipe exclusiva. São técnicos com vasta experiência, capazes de orientar, com precisão, a escolha das tecnologias que garantem mais produtividade, otimização de custos e eficiência.

Imagem de uma mão apertando um teclado com o nome transformação digital.
O uso de soluções Cloud é um dos caminhos para a transformação digital de uma empresa. Foto: Getty Images

É uma forma de oferecer maior robustez e assertividade ao processo de digitalização. “Vamos acompanhar essa jornada digital e garantir que a empresa faça uma migração perfeita para a nova arquitetura com impacto mínimo nas operações”, explica Debora.

Neste primeiro momento, o ambiente estará disponível apenas para operações em cloud pública, privada ou híbrida, evoluindo em seguida para operações em Internet das Coisas.

Conclusão

A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas. No entanto, devido à situação inesperada, muitas das etapas foram realizadas às pressas e sem planejamento. Agora, chegou o momento de analisar o que foi feito corretamente, corrigir os erros e estruturar um plano definitivo.

Pesquisas conduzidas por analistas especialistas em tecnologia, como o Gartner, revelam a intenção dos líderes empresariais de manter o trabalho remoto, mesmo que de maneira híbrida. Por isso, a transformação é irreversível e, mais do que nunca, exige o uso da tecnologia como grande aliada.

Vimos que as soluções em Cloud são essenciais para viabilizar as tarefas remotas, seja por meio do armazenamento de dados, ferramentas de colaboração ou desenvolvimento de aplicações, entre outros aspectos.

E, nós, da Vivo Empresas, trabalhamos para facilitar a escolha das melhores abordagens. Por isso, criamos a Plataforma Digital. Acreditamos que um acompanhamento personalizado é, portanto, essencial neste momento e pode ajudar as companhias a tomar decisões mais assertivas – e definitivas.

Quer saber mais sobre como a Cloud Computing pode ampliar a produtividade do seu negócio? Sugerimos a leitura de outros artigos relacionados a esse universo:

Até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio