[Quiz] Como anda a segurança de dados da sua startup? Teste aqui!

Descubra em que nível se encontra a segurança de dados da startup: protegida, vulnerável ou muito vulnerável.

10/03/2020 às 9:00

Conforme os serviços digitais se desenvolvem e o nosso dia a dia migra para os espaços virtuais, ampliam-se também as ameaças nestes locais “invisíveis”. Mas são ameaças tão reais quanto no mundo tridimensional, e com um poder de escala preocupante. Portanto, proteger os dados da startup deve ser prioridade. Por isso, descubra neste teste, em que nível de segurança está a sua startup.

As consequências do vazamento de dados da startup incluem desde a perda de arquivos e dados, até desvios e roubos, ou a manipulação de dados com danos ainda maiores, como apropriação de identidade, causando graves prejuízos econômicos e morais para a empresa. Sem deixar de lado o abalo, muitas vezes irreversível, na relação com o cliente.

De acordo com uma pesquisa de 2019 da OTRS Group, com mais de 200 gerentes de TI da Alemanha, EUA e do Brasil, revelou que 61% deles lida com incidentes de segurança ao menos uma vez por semana.

Dados da startup: imagem de uma pessoa com máscara de gás.
Estudos revelam que empresas, muitas vezes, negligenciam a segurança dos dados. Foto: Divulgação.

Já um estudo do governo americano mostrou que em 2016, 60% das pequenas e médias empresas que sofreram ataques cibernéticos não conseguiram se recuperar e fecharam as portas. Inclusive, pequenas empresas e startups, justamente pelo foco em um crescimento acelerado e falta de capital, tendem a negligenciar a segurança, tornando-se os alvos prediletos.

No entanto, como saber se os dados da startup estão seguros? A melhor forma de começar é entendendo a situação da startup. Então, vamos lá?

Você tem conhecimento do trajeto completo dos dados da sua empresa, desde a coleta, ao armazenamento e uso?

edmondelafoto por Pixabay

Como é a política de senhas da startup?

Mark Hultgren por Pixabay

Costuma utilizar softwares piratas?

Andrew Martin por Pixabay

Como cuida do armazenamento de dados sensíveis (aqueles que revelam características físicas, opiniões políticas, religião, por exemplo)?

Kahll por Pixabay

Como a startup registra qualquer nível de troca de dados com outras empresas ou terceiros?

Gerd Altmann por Pixabay

Acha importante investir em segurança de dados?

RENE RAUSCHENBERGER por Pixabay

A startup tem uma estratégia de segurança de dados, com plano claro e atualizado para a rotina de ações e manutenção da rede?

Steve Buissinne por Pixabay

Já traçou um mapa das vulnerabilidades e possíveis pontos de ataques?

S.-Hermann-F. Richter por Pixabay

Os funcionários e colaboradores são conscientizados e envolvidos no assunto?

StockSnap por Pixabay

Você busca informações sobre segurança de dados?

Gerd Altmann por Pixabay

A segurança da startup está
Muito vulnerável

Seus dados e sua startup estão em risco cibernético. Não se apavore, mas priorize um plano emergencial. É possível começar com ações bastante básicas, como backups constantes e em locais diversos, escolha adequada da nuvem, classificação correta de arquivos sensíveis, senhas fortes e variadas, utilização de antivírus, controle de acesso por Firewall, manter sistemas atualizados e conscientizar colaboradores. Ações que cabem em qualquer orçamento e já são de grande eficácia.
Vulnerável

Apesar de você ter consciência dos riscos, o que é muito importante, o alerta aqui é vermelho. Quando se trata de segurança da informação, não existe estar “meio seguro”. Faça um diagnóstico da situação geral e uma análise de riscos o quanto antes. Se caixa é o problema, pesquise o mercado. Com certeza encontrará ajuda qualificada que caiba no orçamento. Indicações são preciosas. Após o salvamento emergencial, inclua segurança na rotina da sua startup, tanto no orçamento, quanto nas atividades.
Protegida

Parabéns! Sua startup demonstra estar protegida. Assim, você tem toda a tranquilidade para cuidar do desenvolvimento do seu negócio, como estratégias, network e expansão. Mas lembre-se, não existe proteção 100% garantida e atualização é fundamental. Por isso, não se descuide.

Share your Results:

Esperamos que o teste o tenha feito refletir e servido de impulso para rever a estrutura virtual da sua startup. Assim, toda a sua energia pode ser focada em desenvolver seu negócio.

Segurança de dados da startup

Segurança da informação não é mais um assunto distante e deve fazer parte da estrutura de toda startup, como investimento primário, no plano de negócio, parte até da operação mais enxuta.

Práticas comuns e já bem conhecidas, como backups constantes e em locais diversos, escolha adequada da nuvem, classificação correta de arquivos sensíveis, senhas fortes e variadas, utilização de antivírus, controle de acesso por Firewall, manter sistemas atualizados e conscientizar colaboradores, cabem em qualquer orçamento e já são de grande eficácia.

O importante é ter um plano eficiente e segui-lo. Além disso, que as medidas sejam de conhecimento geral e que sejam presentes na rotina da startup, com estratégia e disciplina.

E à medida que cresce, aumente o investimento de acordo com a exigência do próprio negócio. É importante estar ao par de quais são elas.

Portanto, não subestime a importância do assunto. Especialmente dentro de uma startup, que tem como core tecnologia e uso de dados. Segurança da informação pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso. Até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio