PMEs: entenda por que a tecnologia é essencial para impulsionar os negócios

A pandemia acelerou a transformação digital, colocando a tecnologia no centro de PMEs. Entenda quais recursos são essenciais para sobreviver à crise

04/09/2020 às 9:00

Vivemos em um cenário adverso e cheio de dúvidas devido à pandemia. Esse momento acelerou a transformação digital em organizações de todos os portes e setores. Nas pequenas e médias empresas (PMEs), por exemplo, a tecnologia despontou como grande aliada.

Aquelas que investirem em recursos capazes de garantir o trabalho remoto e ampliar o atendimento certamente terão maiores de sobrevivência pós-crise.

Para refletir sobre esse momento, Gabriel Formaggio, gerente de vendas da Vivo Empresas, Márcio Campos, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Cisco, e Nelson Brito, arquiteto e orientador de segurança sênior da Cisco, participaram de um webinar sobre o tema.

Neste artigo você verá:

  • Os principais temas abordados no webinar
  • Tecnologia dentro do cenário das PMEs
  • Transformação digital otimiza a rotina
  • PMEs e a segurança da informação

Tecnologia no cenário das PMEs

Intermediado por Adriele Marchesini, cofundadora da Agência Essence, o webinar reforçou a importância da tecnologia para viabilizar diferentes processos nas PMEs.

Para Gabriel Formaggio, da Vivo Empresas, é extremamente importante democratizar ferramentas e soluções, uma vez que podem ser acessíveis para companhias de todos os portes. “O objetivo não é usá-las em larga escala, mas sim escolher opções que atendam perfeitamente às demandas “, disse.

Mulher com um tablet na mão, com uma cidade sobreposta
Tecnologia viabilizou o trabalho de PMEs na pandemia. Foto: Getty Images.

Segundo Formaggio, são os recursos que diferenciam as pequenas empresas das grandes, pois as necessidades são muitos semelhantes, e isso ficou ainda mais evidente neste momento. “As companhias maiores já tinham disponíveis soluções tecnológicas e as PMEs tiveram de buscar aquelas que se adequasse melhor aos seus negócios”, detalhou o executivo.

Nesse sentido, o processo de aceleração de transformação evidenciou a necessidade de apostar e investir em três pilares:

O executivo destacou ainda a propensão das PMEs em realizar investimentos em outros setores que abrangem o negócio, deixando a tecnologia em segundo plano. Entretanto, neste momento, a inovação tornou-se ponto fundamental, fazendo com que as companhias caminhassem para um cenário mais digitalizado.

Transformação digital na rotina das PMEs

A pandemia fez os empresários enxergarem a tecnologia como necessária para viabilizar as atividades. Uma das principais mudanças adotadas é o trabalho remoto. Para Márcio Campos, esse cenário novo pegou as PMEs de surpresa. A maior parte, segundo ele, não dispunha de uma infraestrutura digital básica para atender colaboradores, clientes e parceiros.

“Todas tiveram de adotar o home office, o que as fez enxergar o protagonismo de recursos como equipamentos atualizados, conectividade e segurança de dados. Com isso, o processo de inovação integrou a rotina, acelerando a digitalização”, detalhou.

PMEs conseguiram enxergar, na prática, os benefícios dos recursos virtuais. Foto: Getty Images.

Ele ressalta que a transformação em PMEs depende de recursos que não impactam o orçamento, porém são capazes de otimizar muitos processos rotineiros. “Se as empresas migrarem o armazenamento de dados para uma cloud, por exemplo, certamente terá muitos ganhos”, comentou.

A tecnologia, por sua vez, é um elemento facilitador em diferentes processos, tais como a comunicação e a interação com os clientes. Durante a pandemia isso ficou ainda mais evidente, pois as conexões se perpetuaram pelo ambiente digital. 

Além disso, a atuação foi expandida, uma vez que muitos negócios não tinham operações online. “Agora, várias empresas possuem grande escalabilidade em e-commerces, pois encontraram uma solução que atendia à necessidade do negócio e dos clientes, simultaneamente”, ressaltou.

PMEs e a segurança da informação

Por fim, outro ponto tratado de forma ampla dentro do debate foi a questão de segurança. No contexto de trabalho remoto, diversos pontos precisam ser levados em conta e necessitam de uma dedicação especial dos gestores para que não se coloque em risco dados essenciais.

Segundo Nelson Brito, diversas questões que parecem simples e que antes poderiam ser negligenciadas merecem atenção redobrada. “Proporcionar que seus colaboradores tenham os equipamentos necessários e adequados para atuar é de suma importância. Não se deve permitir que aqueles usados para questões de trabalho sejam os mesmos para lazer, pois isso coloca em risco a operação”, detalhou o executivo.

Além disso, ele ressaltou que os colaboradores precisam ter um contexto muito parecido com o encontrado no trabalho do escritório. Ou seja, acessos e permissões devem seguir o padrão anterior, ampliando as camadas de segurança.

Com o uso de recursos online, foi preciso intensificar a segurança cibernética. Foto: Getty Images.

Aliás, essa infraestrutura de proteção deve ser suportada, de acordo com ele, pelo tripé confidencialidade, integridade e disponibilidade. “É possível encontrar o melhor caminho para resguardar cada negócio”, enfatizou.

Conclusão

O webinar “Como as PMEs podem usar a tecnologia a favor dos seus negócios” mostrou que os recursos tecnológicos são acessíveis, sim, para empresas de todos os portes.

E a pandemia, por ter acelerado a transformação digital, mostrou como a digitalização pode trazer benefícios para as organizações, mesmo as menores. Sendo assim, a jornada tender a ser ainda mais efetiva se suportada por soluções baseadas em conectividade, cloud e segurança da informação, reconhecidas como essenciais para viabilizar o trabalho e otimizar os processos.

A Vivo Empresas possui um portfólio completo para auxiliar os profissionais do setor nesse importante processo de digitalização.

Além de serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga, oferecemos e soluções completas de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e IoT.

Quer saber mais sobre como as PMEs podem usufruir da tecnologia para superar esse momento e continuar crescendo? Conte conosco. Veja o webinar na íntegra:

Até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Solicite um contato
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio