IoT: como a tecnologia atua na gestão de frotas e equipes de campo

Entenda como dispositivos conectados são capazes de garantir uma gestão mais eficiente e otimizada para as empresas

16/09/2020 às 9:00

A Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) é uma realidade cada vez mais presente, principalmente com o avanço da transformação digital. Atualmente, são bilhões de dispositivos conectados a algum sistema inteligente, seja em residências, automóveis ou corporações.

Para as empresas, muito além de trazer informações importantes para a gestão, a IoT pode ajudar a reduzir custos, otimizar o negócio e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

De olho no aumento da procura por soluções baseadas nessa abordagem, a Vivo Empresas apresentou um webinar com dois de seus especialistas no assunto. Hamilton Cristovam, gerente de negócios, e Leandro Rebouças, gerente de produtos, fizeram uma exposição didática de como as tecnologias são capazes de potencializar a gestão de frotas e equipes.

Neste artigo você verá:

  • Como a IoT pode contribuir com a atuação remota
  • Soluções capazes de otimizar as atividades das companhias
  • Cases que demonstram formas variadas de aplicar essa tecnologia nas empresas

Imagem do globo terrestre e da palavra IoT no topo interligando o ícone de nuvem, pessoas, carros, celulares, avião, entre outros.
Para as empresas, o uso de IoT ajuda na redução de custos. Foto: Getty Images. Foto: Getty Images

As diversas vantagens do uso de IoT no negócio

A pandemia trouxe novos hábitos, tanto de consumo quanto de trabalho. Uma pesquisa divulgada pelo Gartner em julho mostra que 82% dos gestores pretendem adotar o modelo híbrido de atuação nos próximos meses.

Em relação às compras, o delivery, uma das soluções encontradas para manter bares e restaurantes em funcionamento, teve uma alta considerável. De acordo com o estudo Painel TIC Covid-19, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 44% dos brasileiros pediram comida em 2020. Há dois anos este indicador não ultrapassava 15%.

Tais mudanças de comportamento fizeram as companhias buscarem soluções capazes de garantir bons resultados nesse novo contexto. E, segundo Leandro Rebouças, recursos baseados em IoT podem contribuir diretamente para uma operação mais eficiente. Isso porque dispositivos conectados favorecem a gestão de equipes remotas, por exemplo, ou podem até mesmo otimizar as entregas.

No webinar, os especialistas da Vivo Empresas falaram sobre dois produtos que atuam justamente nesse sentido: o Vivo Gestão de Equipes e o Vivo Frota Inteligente. Ambos são importantes não apenas para monitorar os colaboradores e rastrear veículos, mas também para elevar os níveis de produtividade.

E o motivo é bastante claro: dados coletados por meio dos gadgets são valiosas ferramentas para a tomada de decisões. Entenda melhor, a seguir, como esses produtos funcionam na prática.

Equipes conectadas e mais produtivas

Imagem do print das telas do Vivo Gestão de Equipes.
Vivo Gestão de Equipes pode ser usado em celulares de qualquer operadora. Foto: Print Site da Vivo

Funcionários em home office, equipes que realizam demandas na rua, trabalhadores rurais que atuam no campo ou mesmo indoor, dentro de uma empresa de grande porte… Em todos esses contextos, só para citar alguns exemplos, o Vivo Gestão de Equipes pode ser utilizado para monitorar a produtividade, verificar a qualidade dos serviços prestados e a gestão de tempo.

Por meio de um aplicativo instalado no celular dos times, os responsáveis conseguem acompanhar a rotina de todos os integrantes, independentemente da sua localização. Todos os dados coletados, inclusive, são enviados em tempo real e podem ser lidos e analisados por meios de uma interface simples e intuitiva. E tudo fica alocado em nuvem, facilitando a consulta de qualquer lugar, em qualquer momento.

Funcionalidades do VGE:

  • Mapa: permite a localização e verificação dos deslocamentos ao vivo;
  • Comunicação corporativa: todas as conversas e pedidos são feitos por meio de um chat empresarial do aplicativo;
  • Gestão da escala de trabalho: é possível escalar os funcionários e controlar as presenças diárias, além de definir limite de acesso quando o operador não estiver atuando;
  • Controle de horários: entender se cada entrega ou visita foi realizada no momento previsto, se a duração foi correspondida e se é preciso melhorar algo nesse sentido;
  • Registros mesmo sem conexão: se houver algum problema com a conectividade, o operador de campo é igualmente rastreado e os dados ficam armazenados para consulta futura;
  • Cercas virtuais: possibilidade de criar limites e definir as áreas de atuação;
  • Formulários personalizados: o gestor cria os questionários para a equipe preencher via smartphone;
  • Acompanhamento: o sistema envia relatórios aos gestores.

O Vivo Gestão de Equipes pode ser instalado em celulares que funcionam com chips de qualquer operadora. “Porém, a vantagem é que se eles forem Vivo, o uso não consome dados do plano do cliente”, ressaltou Leandro.

Ele comentou ainda que os principais benefícios do uso do serviço para a equipe são o acesso e a centralização das informações para executar os trabalhos e mais agilidade na comunicação com a empresa.

Por outro lado, para a companhia, os resultados são aumento da produtividade, melhor compreensão das tarefas realizadas, redução de custos com base nos dados e criação de novas estratégias.

Imagem de um mão segurando um celular e a imagem de um carro com IoT aparecendo.
O uso de IoT na frota contribui com a redução de gastos, manutenção e controle de multas. Foto: Getty Images

IoT para controle e bom uso das frotas

Mais do que focar no rastreamento dos veículos, hoje é possível utilizar IoT para reduzir gastos com os deslocamentos e até mesmo para manter em dia as manutenções da frota e controlar o número de multas dos motoristas.

O Vivo Frota Inteligente é uma solução completa para gestão de veículos e condutores que vai além da telemetria básica do mercado. Os dispositivos de monitoramento com conectividade embarcada são instalados nos veículos, leves ou pesados, e os dados são entregues em uma plataforma de gestão elaborada de acordo com cada negócio.

Funcionalidades do uso do Vivo Frota Inteligente:

A solução é indicada para controle de carros particulares, de frota corporativa, de veículos que fazem pequenas entregas e até mesmo pequenas locadoras.

  • Controle e validação de visitas: por meio de GPS é possível saber o status do automóvel em tempo real;
  • Gestão de abastecimento: para gerenciar o uso de combustível e prever o melhor uso;
  • Gestão da direção: verifica se o motorista dirige da forma adequada, se acelera demais, se está gastando muita gasolina, se a emissão de gás carbônico está excessiva, se o condutor precisa de uma reciclagem etc;
  • Controle de multas: com monitoramento de velocidade e aviso sonoro em caso de ultrapassagem do limite;
  • Bloqueio remoto: além da inativação do veículo em caso de furto, é possível também bloqueá-lo fora do horário de uso corporativo;
  • Cercas virtuais: cria limites da área de atuação;
  • Controle da manutenção do carro: com base nas informações dos principais elementos do veículo, indicações preventivas de manutenção técnica;
  • Controle de gastos: escaneamento da biblioteca do veículo, indicando tudo o que acontece com ele;
  • Relatórios: incluem dados como controle de inventário e histórico de posições da frota.

Leandro ressaltou ainda que, para a empresa, o resultado do investimento em um sistema como esse pode gerar uma economia de até 15%.

LEIA MAIS:

Cases: além da frota para entregas

Imagem de uma empilhadeira carregando caixas de madeira dentro de um galpão.
IoT pode ser usado em empilhadeiras. Foto: Getty Images

Diferentemente do que pode parecer à primeira vista, o serviço não é direcionado apenas a frotas de veículos que realizam delivery ou transportadoras. Leandro e Hamilton destacaram que o Vivo Frota Inteligente pode ser aplicado em qualquer situação. Assim, eles ainda deram dois exemplos bem-sucedidos:

  • Monitoramento de vigilantes: a instalação em carros que realizam rondas em condomínios garante uma proteção mais completa e eficiente. Dessa forma, o gestor da plataforma pode acompanhar em tempo real ou verificar o histórico de rotas e garantir que o trabalho de segurança está sendo cumprido com exatidão;
  • Bom uso de empilhadeiras: com a instalação de sensores customizados em empilhadeiras é possível analisar como elas estão sendo utilizadas, garantindo mais segurança na condução, menos problemas de colisão e falhas das máquinas.

Concluindo

O webinar sobre o uso de IoT para a gestão de colaboradores e frotas mostrou a importância desse tipo de tecnologia para garantir mais produtividade e economia para corporações de todos os portes.

Isso porque, com a posse de dados sobre de funcionários fora da organização e acompanhamento em tempo real das frotas, é possível pensar em estratégias perfeitas para cada negócio. Ciente dessa necessidade, além das soluções em IoT, a Vivo Empresas possui serviços completos de Conectividade, EquipamentosCloudSegurançaBig DataFerramentas de ColaboraçãoTI e Gestão de Tecnologia.

Conte com a gente para melhorar seu negócio e crescer. Aliás, aproveite para ver, na íntegra, o webinar sobre o tema:

Por fim, para saber mais sobre transformação digital nas empresas e soluções de conectividade, continue navegando por nosso Blog Vivo Meu Negócio.

Então, até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
GestãoIoT
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio