Ferramentas de trabalho remoto: como a tecnologia otimiza tarefas

16/11/2020 às 12:46

A adoção, em larga escala, do home office vem ganhando força pelo mundo. A necessidade de isolamento social foi um dos fatores que fez as empresas instituírem o regime, que apresentou bons resultados já nos meses iniciais e fortaleceu as ferramentas de trabalho remoto.

O modelo, no entanto, só foi possível com o uso de recursos tecnológicos, como conexão de internet, softwares de videoconferência, armazenamento em nuvem e ferramentas de trabalho remoto, entre outros.

Neste artigo, você verá quais são as soluções mais indicadas para garantir produtividade e também assegurar a colaboração das equipes e acesso remoto, na tendência de “trabalhe de qualquer lugar”. Saiba também:

  • Como a conectividade viabiliza o trabalho remoto
  • Quais ferramentas facilitam o trabalho em equipe
  • Por que a nuvem é essencial

Ferramentas de trabalho remoto: tendência para 2021

“Ter um modelo de operações que pode ser utilizado e acessado a partir de qualquer lugar” é uma das tendências estratégicas listadas pela consultoria Gartner para 2021

Segundo a empresa, esse formato será vital para as corporações. Tal configuração permite que as atividades sejam realizadas, entregues e habilitadas em diferentes tipos de ambientes e ocasiões.

Dessa forma, mesmo operando em espaços físicos distintos, clientes, empregadores e parceiros conseguem trabalhar a partir de recursos digitais. Daí a importância de escolher soluções que sustentem a produtividade, agilidade e disponibilidade das equipes.

Aliás, essa configuração já mostrou que pode ser bastante efetiva. Sete em cada dez colaboradores desejam continuar desempenhando suas atividades remotamente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Os gestores também se mostraram satisfeitos. Um estudo divulgado pelo Gartner em julho deste ano mostrou que 82% das empresas pretendem adotar o regime definitivamente, mesmo depois que o coronavírus for contido. Por isso, muitos negócios estudam as melhores soluções para viabilizar, com assertividade, esse modelo nos próximos meses.

A seguir, você confere uma lista de tecnologias essenciais para otimizar o trabalho remoto – ou o trabalho híbrido, que combina parte das equipes nos escritórios presenciais e outros a distância.

Conectividade

Não se trata apenas de um plano de internet ou da implementação de soluções digitais. Uma real infraestrutura de conectividade garante que ferramentas e plataformas funcionem de maneira integrada

Ou seja, que computadores, programas, sistemas operacionais e dispositivos em geral estejam disponíveis, sejam estáveis e, sobretudo, que tenham a capacidade de operar em rede.

Entre os serviços que integram essa categoria, podemos destacar a conexão de internet. A empresa deve prever um bom plano, seja ele de banda larga convencional ou Internet Dedicada, conforme as suas necessidades. 

Para ampliar a mobilidade, é importante considerar também o uso de modens portáteis e de planos de celulares corporativos. Outro ponto importante é o gerenciamento das conectividades, que pode ser feito com recursos que têm despontado no mercado, como o SD-WAN.


ASSISTA AO WEBINAR: Na prática: como o SD-WAN suporta a transformação digital nas empresas


Ferramentas de colaboração

O trabalho remoto exige uma organização redobrada para fazer as atividades avançarem. Adotar uma ferramenta de gerenciamento é essencial, pois permite uma visão macro do andamento das tarefas. O Microsoft Planner, por exemplo, é uma delas.

Integrante do pacote Microsoft 365, o software permite um planejamento detalhado dos projetos que estão em execução. Cada colaborador tem o seu acesso e pode visualizar todas as etapas, bem como agendar as datas de entrega e sinalizar a finalização de um serviço.

Por estar hospedada em cloud, a solução não ocupa espaço nas máquinas e ainda realiza a atualização automática de todos os programas

Além do Planner, há ainda outros recursos importantes, como o Microsoft Teams, recomendado para videoconferências, Outlook, Word e Excel, entre outros. O pacote também inclui plataformas em nuvem que permitem armazenar e compartilhar dados com segurança, como o OneDrive e o SharePoint.

A boa notícia é que existem diferentes planos do Microsoft 365, que se adaptam a negócios de diferentes tamanhos e ramos de serviço. A Vivo Empresas conta com diversos pacotes disponíveis dessa solução.

Migrar para a nuvem

Outro estudo do Gartner indica que contar com cargas de trabalho distribuídas em nuvem é forte tendência para 2021. Uma das principais vantagens desse tipo de solução é a possibilidade de aumentar ou reduzir a infraestrutura de TI conforme as necessidades atuais, já que o recurso é flexível e capaz de otimizar custos operacionais.

Esse tipo de ambiente garante conformidade e confiança na proteção de dados corporativos, o que é fundamental para proteger a rede corporativa. Não à toa, de acordo com uma previsão divulgada pela consultoria em julho, o mercado global de serviço de nuvem pública encerrará 2020 com um crescimento de 6,3%.

Tal indicador é consequência dos benefícios do modelo Desktop as a Service (DaaS), modelo de aplicativo virtual hospedado em nuvem, que atende diferentes necessidades, como suporte, mobilidade, disponibilidade de informações e acesso simplificado às aplicações.


SAIBA MAIS: Os benefícios de migrar para a nuvem e como fazer isso com segurança


Concluindo

O home office já é realidade no universo corporativo mas, para que as equipes tenham uma boa performance nesse modelo, depende-se do uso de soluções adequadas. 

E a pirâmide de sustentação desse modelo é composta por uma infraestrutura tecnológica sólida, além de soluções alocadas em nuvem e de ferramentas de trabalho remoto. Isso porque integram todos os colaboradores e garantem uma visão macro das tarefas.

Para sustentar a transformação digital nas companhias, a Vivo Empresas estruturou um portfólio amplo e abrangente, com produtos adequados aos mais diferentes estágios dessa jornada.

Além de serviços de Conectividade como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga e de locação de Equipamentos de microinformática, oferece soluções digitais completas em Cloud, Segurança da Informação, Big Data, Ferramentas de Colaboração, TI, Gestão de Tecnologia e IoT.

Aproveite para saber mais sobre o tema  nesses artigos que separamos para você:

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio