Como usar o Google Trends para melhorar o tráfego do seu site

Você sabe como usar o Google Trends? A ferramenta é poderosa e pode ajudar, e muito, a melhorar o tráfego do seu site. Confira essas dicas.

30/11/2018 às 10:30

Saber como usar o Google Trends de maneira eficiente pode fazer a diferença para o tráfego do seus site. A ferramenta é muito utilizada por profissionais do marketing digital. Eles a usam para analisar o comportamento do usuário nos motores de busca.

Não é um especialista na área? Não tem problema. Conhecendo bem o seu público-alvo, você poderá descobrir o que chama mais a atenção dos seus clientes. E, desse modo, atraí-los para a página da sua empresa.

Por que aprender a usar o Google Trends

Na busca por palavras-chave, o Google Trends permite que você entenda o caminho que o consumidor percorreu para localizar sua marca. É como explica Ingrid Humia, analista digital da 8 Total Brand.

“Ao compreender esse processo, você poderá aprimorar as estratégias que levam o público até o seu site em um momento específico”, explica.

Na prática, isso significa que a ferramenta ajuda a descobrir não apenas quais termos contam com um número maior de pesquisas. Ajuda também a entender quais deles merecem atenção maior. Tudo isso visando orientar a sua produção de conteúdo a se destacar nos resultados do Google.

Veja como é possível engajar clientes com conteúdo de qualidade

O resultado é um conteúdo mais direcionado, que pode ser analisado por meio de gráficos. Ou seja, uma alternativa para focar em buscas que estão diretamente ligadas ao seu produto. Podendo assim, preparar campanhas que atendam a essa demanda crescente, ressalta Ingrid.

Como usar o Google Trends com eficiência

Para demonstrar como usar o Google Trends pode ser útil, Ingrid exemplifica a partir de um termo genérico: cortinas. Ao configurar a palavra-chave na ferramenta para mostrar os números dos últimos doze meses no Brasil, o resultado é o que você confere na imagem.

Como usar o Google Trends?

Resultado Google Trends.

Ao analisar os dados, é possível perceber que o pico no número de buscas fica concentrado no período de inverno. No entanto, basta olhar as informações em detalhes que se entende melhor o que isso significa. Desse modo, ajudando a pensar em ações estratégicas.

Como usar o Google Trends?

Busca por região no Google Trends.

No mapa acima, os três estados do Sul do Brasil ficam nas primeiras posições. Ou seja, estão entre os que mais concentram buscas para o termo cortinas. São eles também os que costumam registrar as temperaturas mais baixas no país.

“Sendo assim, é possível relacionar o tempo mais frio com a necessidade de cortinas para aquecer os ambientes” diz a analista digital. Desse modo, com esse insight, fica mais simples criar campanhas segmentadas. E assim atingir um público que está necessitando de um produto específico, durante determinada época do ano.

Trabalha com comércio exterior ou desejam expandir os negócios para outros países? O Google Trends também pode ajudar. Ao permitir que você compare as buscas em diferentes lugares, ele ajuda a direcionar melhor o planejamento de acordo com a demanda.

No exemplo abaixo, ainda usando o termo cortinas, Chile e Argentina aparecem com um volume mais elevado. Além disso, a Colômbia demonstra uma busca menor por parte do público em potencial.

Como usar o Google Trends?

Análise por país no Google Trends.

Seja qual for o seu negócio e seu público-alvo, há sempre uma maneira de aproveitar o Google Trends. A ferramenta pode melhorar a sua presença online e tornar sua marca mais conhecida.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GestãoInternet
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio