Wi-Fi: saiba como ter uma rede segura, com controle total e boa estrutura

É fundamental garantir segurança e contar com um bom planejamento para a sua rede Wi-Fi. Veja como fazer isso

22/06/2020 às 9:00

Um estudo do IDC, publicado em junho de 2020, mostrou que a estratégia de conectividade tem alta prioridade para 39% das empresas da América Latina. Isso é explicado pelo fato de que mais da metade da população mundial faz uso da internet, segundo o relatório do Digital 2019 Q4 Global Digital Statshot, desenvolvido pela We Are Social e Hootsuite e divulgado em outubro de 2019. Com mais de 4,4 bilhões de pessoas conectadas ao redor do mundo, torna-se inevitável que as companhias, sejam elas de quaisquer tamanhos ou segmentos, estejam online também.

Nesse sentido, o uso da solução Wi-Fi é impulsionado e garante a mobilidade perfeita nas organizações, permitindo tanto o acesso à rede de funcionários e colaboradores quanto de visitantes e clientes. São múltiplos dispositivos conectados, aproveitando a flexibilidade e a liberdade da rede sem fio. 

Uma pesquisa realizada pela Opensignal no primeiro trimestre de 2020 mostra que o Brasil está entre os cinco países que mais usam o wireless, atrás apenas de Canadá, Espanha, Argentina e Alemanha.

Entretanto, para trabalhar com um serviço de qualidade, é preciso contar com uma rede robusta e segura.

Se o Wi-Fi não for estruturado de acordo com a demanda do negócio, os resultados serão lentidão, instabilidade, queda de conexões, latência (sinal mais forte em um ponto da empresa e mais fraco em outro) e vulnerabilidade a ataques e roubo de dados.

Neste artigo, você vai ver:

  • As vantagens de ter uma rede sem fio corporativa.
  • A importância de oferecer segurança e bom desempenho.
  • Solução perfeita: Vivo Wi-Fi Seguro.

wi-fi seguro
Ter uma rede segura é essencial para qualquer negócio: Foto: Getty Images.

Benefícios do uso do Wi-Fi nos negócios

  • Mobilidade: funcionários e colaboradores podem trabalhar de qualquer ponto da companhia, levar aparelhos conectados a salas de reunião e exposições, por exemplo;
  • Custo-benefício;
  • Alta velocidade;
  • Controle da rede e visibilidade dos acessos;
  • Valorização da marca: clientes e visitantes ficam mais satisfeitos quando podem ter acesso à rede sem fio;
  • Escalabilidade: é possível ampliar as possibilidades da rede de acordo com o crescimento e demanda do negócio.

Wi-Fi seguro
Disponibilizar o Wi-Fi é vantajoso para as empresas, desde que tenha camadas de segurança. Foto: Pexels.

Proteção e bom desempenho

É necessário estar atento para as vulnerabilidades de segurança da informação que podem surgir por uma rede sem fio. Em se tratando de empresas, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que ataques cibernéticos podem pôr em xeque a credibilidade da marca e até mesmo levá-la à falência.

A proteção pode ser conquistada com soluções específicas que garantam barreiras a ataques digitais, impedimento de tentativas de acesso a sites suspeitos ou de conteúdo impróprio, rastreamento de requisições vindas de locais inseguros e bloqueio de dispositivos não autorizados.

Com um Wi-Fi seguro, é absolutamente possível reduzir as ameaças e oferecer proteção aos usuários. 

A equipe de TI responsável pela implementação da rede sem fio deve estudar o negócio, levando em conta aspectos como quantidade prevista de funcionários conectados, tipo de conteúdo e volume de dados usados, taxa de transmissão e estrutura de tecnologia da empresa. Só assim é possível definir as melhores soluções para a rede.

Solução de ponta: Wi-Fi Seguro

A Vivo Empresas tem um produto exclusivamente voltado para os negócios que precisam de rede wireless privada ou pública com alta proteção e eficiência: o Vivo Wi-Fi Seguro. Veja os benefícios:

  • Camadas de segurança capazes de controlar e identificar ameaças cibernéticas, Firewall integrado (controle total de endereços IP, portas e protocolos de comunicação), suporte de time especializado em segurança da informação e estrutura de SOC Global, certificado ISO 27001;
  • Bloqueio de acesso a conteúdo adulto;
  • Recursos de gerenciamento de tráfego e controle de usuários por um Portal Web em tempo real;
  • Visibilidade de rede de tráfego;
  • Possibilidade de criação de duas redes separadas para controlar a navegação de colaboradores e clientes;
  • Analytics: informações do comportamento do cliente, a exemplo de mapa de calor e taxa de captura de dados, número total de visitas, média de visitas e taxas de retorno. Ou seja, a rede gera insights para o negócio;
  • Gerenciamento em nuvem.

São três opções de pacotes pré-configurados de acordo com o volume de tráfego e quantidade de usuários simultâneos. É possível ainda customizar o pacote de acordo com as demandas individuais.

wi-fi seguro
Oferecer Wi-Fi é sempre uma vantagem. Foto: Getty Images.

Conclusão

A instalação de uma rede corporativa é imprescindível para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Mas é preciso planejamento e foco em proteção para garantir boa performance e minimizar quaisquer riscos. 

A solução Vivo Wi-fi Seguro é uma excelente aliada, protegendo a rede sem fio, identificando e bloqueando ameaças externas. E o produto pode atende as necessidades de diversos tipos de negócio. 

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Por fim, sugerimos mais três matérias ligadas ao tema para você entender melhor sobre Wi-Fi e ter mais ferramentas para poder fazer a escolha certa para o seu negócio:

Até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
InternetRedeTecnologiaWi-Fi
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio