SD-WAN: os erros que comprometem o projeto – e como revertê-los

A tecnologia pode revolucionar a infraestrutura de rede de empresas de diferentes perfis, mas o sucesso do projeto demanda um diagnóstico amplo e apurado.

28/11/2019 às 9:00

Implementar uma solução de Software-defined Wide-area Network (SD-WAN) pode revolucionar a infraestrutura de rede de uma empresa. Com a camada de software trazida pelo dispositivo, a configuração de todo o ambiente é centralizada em um único ponto. Portanto, facilitando a gestão da rede, os links de conectividade são otimizados. Melhorando a experiência para o usuário e as aplicações mais importantes para a empresa ganham prioridade em termos de performance.

Ou seja, é um projeto que leva benefícios evidentes tanto para uma grande corporação quanto para uma pequena empresa. Que, ao contrário do que muitos imaginam, também pode ganhar muito com a tecnologia. “Pense numa cafeteria. Ela vende muito mais café se tiver Wi-Fi disponível para os clientes”, aponta Débora Bortolasi, diretora de Marketing & Produtos Digitais e Inovação da Vivo Empresas, em entrevista ao Vivo IT Show de outubro.

Conheça a tecnologia SD-WAN.
Confira como evitar os principais erros do SD-Wan.

Portanto, com o SD-WAN, a pequena ou média empresa pode implementar essa tecnologia. Além disso, toda a segurança abarcada nela para apostar num futuro mais promissor. 

Diferentes tipos de SD-WAN para diferentes necessidades

Apesar de a tecnologia servir a empresas de qualquer porte, de inúmeros segmentos, cada negócio tem suas necessidades específicas. Por isso, há soluções de SD-Wan para configurações mais simples. E outras, mais robustas, apropriadas para ambientes mais complexos.

Aliás, as soluções de SD-WAN mais simples atendem esses benefícios já citados, como a otimização dos links de comunicação, a priorização das aplicações críticas e a melhora na experiência do usuário. Além do acesso seguro às aplicações. Elas atendem grande parte do mercado, principalmente no caso de pequenas e médias empresas.

Confira como a tecnologia contribui para a gestão de redes

Solução mais robusta

Conheça a tecnologia SD-WAN.
Existem diferentes tipos de SD-WAN para diferentes tipos de negócios.

Mas no caso de redes mais complexas, o SD-WAN a ser adotado tem que levar esses benefícios a outro patamar, sem que a performance seja prejudicada. Marco Sena, diretor de Redes Corporativas na Cisco, lista quais situações podem levar à adoção de uma solução mais robusta.

“É o caso de uma empresa com grande número de localidades remotas e que precisa de maior escalabilidade. Ou se ela precisar de uma rede segmentada. Uma agência bancária, por exemplo, pode utilizar uma solução mais robusta de SD-WAN para separar as redes de colaboradores, visitantes e de caixas eletrônicos. O que evitaria que um vírus se espalhasse pelo ambiente”, explica.       

Portanto, essas soluções mais robustas também podem ajudar empresas que desejam oferecer ao usuário uma experiência ainda mais rápida com aplicações nas nuvens em serviços como Office 365 ou Salesforce. “Essas soluções têm a capacidade de saber qual é o ponto de entrada mais rápido pela nuvem da Microsoft ou da Salesforce naquele exato momento. O cliente tem a percepção de que a aplicação está até 40% mais rápida que o modelo tradicional”, diz Sena.

Conheça as soluções SD-Wan.

As soluções conseguem saber qual é o ponto de entrada mais rápido pela nuvem da Microsoft ou da Salesforce.

Como escolher a solução mais adequada para o negócio

O primeiro passo é realizar um amplo levantamento, descobrindo quais são os requisitos de negócio e as aplicações prioritárias, para clientes internos e externos. “A partir desse levantamento, você vai conseguir dimensionar as necessidades de conectividade e as necessidades da sua rede. O projeto de SD-WAN de sucesso começa com essa avaliação. E isso muda de negócio para negócio, de segmento para segmento e de uma empresa para outra”, ressalta Pedro Silveira, gerente de marketing de segurança e virtualização de redes da Vivo Empresas.

“O mais importante é entender que tipo de necessidade você leva na ponta. Ao digitalizar uma agência bancária, qual sua prioridade? Quer oferecer uma boa experiência de Wi-Fi para o cliente? Quer garantir que os sistemas operem com a central do banco de maneira ininterrupta? Então, você tem que avaliar o volume de pessoas que vão frequentar a agência, avaliar se será aplicado algum filtro de Wi-Fi. A partir disso, você dimensiona o tamanho de conectividade e a política de segurança a ser aplicada”, ressalta Silveira.

E se houver um dimensionamento errado dessa estrutura? Então, aí a tecnologia, obviamente, será configurada de uma maneira errada. Mas, ainda assim, há saída.

O SD-Wan tem ferramentas de visibilidade em três níveis.
O SD-WAN tem ferramentas de visibilidade em três níveis.

Como salvar um projeto de SD-WAN que foi mal desenhado

Portanto, a solução para um projeto equivocado de SD-WAN começa com um diagnóstico completo sobre a implementação do projeto. E, como explica Marco Sena, o próprio SD-WAN – mesmo que implantado incorretamente – será fundamental nessa tarefa.

“O SD-WAN tem ferramentas de visibilidade em três níveis. Você tem visibilidade dos links de acesso para saber como eles estão sendo utilizados e, dessa maneira, avaliar como está sendo feito o balanceamento de tráfego entre eles. Você também pode enxergar as tendências de tráfego por usuário e por aplicação, observando quais são os picos de acesso. E, um terceiro report, talvez o mais importante, gera um relatório com a perspectiva do usuário sobre a performance da aplicação”, resume Sena.

Portanto, com essas informações em mãos – e com a ajuda de um parceiro com experiência em implementações de soluções SD-WAN -, a empresa poderá, enfim, corrigir os problemas e atingir todos os benefícios vislumbrados no planejamento inicial.

Quer saber mais sobre o SD-WAN? Então, assista ao Vivo IT Show “SD-WAN: como ele pode te ajudar e o que fazer para o projeto não dar errado”.

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
GestãoSegurança de dados
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio