Negócio de sucesso: 6 dicas de ouro para você expandir a sua loja virtual

Ter um negócio de sucesso depende de vários fatores. Saiba agora mesmo quais são e veja a sua loja virtual decolar agora mesmo!

25/12/2019 às 9:00

Neste artigo, você vai ver seis dicas preciosas para fazer a sua loja virtual dar um salto e ser um negócio de sucesso. Ao longo do texto, falamos sobre o que pode ser feito para impulsionar as vendas, fazer a sua empresa ganhar relevância no meio digital e ainda atrair clientes em potencial.

Criar e lançar uma loja virtual no mercado exige dedicação. Dizemos isso porque ela não fica famosa da noite para o dia. É preciso investir tempo, dinheiro e criatividade para fazer as vendas decolarem. Algumas atitudes são essenciais para traçar estratégias certeiras.

Negócio de sucesso: homem analisando gráficos de vendas.
É essencial conhecer seus produtos, serviços e também o cenário externo para garantir um negócio de sucesso.

Nós mostramos, a seguir, o que deve ser levado em conta, antes, durante e depois de começar a se aventurar pelo empreendedorismo digital, com foco sempre na expansão e no aumento das vendas!

1. Conheça o seu produto e a sua empresa

Você precisa saber o que está vendendo. E dizemos isso em um sentido bem específico da palavra. Saber significa conhecer todos os benefícios que o seu produto pode oferecer, quem é um cliente em potencial, quais são os perfis que você deseja alcançar e de quais maneiras é possível chegar até eles, entre outros dados importantes.

Citamos esses exemplos apenas para você ter em mente que conhecer o seu negócio, bem como os itens que compõem a sua cartela de produtos e o cenário à sua volta, é imprescindível.

Mulher segurando uma agenda.
Estude sempre e faça o planejamento de todas as etapas.

E olha que isso já representa 50% do seu sucesso. Essa base funcionará como guia para a tomada de decisões e para a análise dos próximos passos. Por isso, estude, busque se atualizar sobre a concorrência, teste os seus produtos, os apresente para terceiros e veja as reações. Tudo isso é muito importante.

O mercado, consequentemente, vai te enxergar como uma referência no assunto, o que é muito valioso para a sua empresa.

2. Mostre para o mundo

Agora que você já sabe todos os benefícios do produto é hora de contá-los para o mundo. Isso mesmo: você precisa saber vender. Um bom começo é produzir um material fotográfico interessante para valorizar as peças. Se a foto for desfocada ou escura, por exemplo, a vontade de comprar qualquer item tende a diminuir. E não é isso o que queremos.

Depois de ter as fotos de qualidade, um bom caminho é fazer o mesmo com o conteúdo. Pense em textos atrativos, que transmitem todos os benefícios dos produtos que estão à venda.

Você ainda pode incluir nessa estratégia de divulgação promoções, concursos que estimulem a participação do público e também vídeos que mostrem as funcionalidades dos seus produtos.

3. Tenha um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento é primordial. Ou seja, de nada adianta ter as fotos mais lindas se o cliente é tratado com desdém. Demorar para responder, não dar as informações que ele precisa ou então atrasar entregas é muito prejudicial.

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Então, defina os canais de atendimento e determine pessoas específicas para aquela função. Faça um treinamento para que o tom de voz esteja de acordo com o da empresa. Lembre-se: clientes satisfeitos voltam e ainda podem ser agentes amplificadores.

Mulher com um headphone.
É essencial ter um atendimento bom e com o tom de voz adequado.

4. Invista nas redes sociais

Para ser um negócio de sucesso, uma loja virtual precisa do apoio de um aliado muito importante: as redes sociais. Elas são capazes de impulsionar seus produtos e serviços a partir de um custo baixo. Inclusive, muitas vezes algumas campanhas dão certo sem a necessidade de investimentos.

Isso porque você pode fazer sorteios, enquetes e ações colaborativas. Esse tipo de divulgação costuma dar bons resultados. Além disso, você consegue construir a sua base de seguidores e curtidas.

Pessoa segurando um celular, com os ícones das redes sociais.
Invista nas redes sociais da sua empresa.

No entanto, se houver uma verba para aplicar em campanhas patrocinadas, também é uma boa ideia. Os valores investidos não são muito altos e a grande vantagem é que você consegue acompanhar os resultados em tempo real. Ou seja, caso alguma coisa não esteja com a performance desejada, é possível alterar as configurações facilmente.

5. Preocupe-se com o meio ambiente

De nada adianta fazer ações criativas, ter um tom de voz próximo do cliente ou então apostar em promoções se você não se preocupa com o meio ambiente. Avalie quais são os danos que a sua empresa causa para a natureza. Tente reduzi-los a partir dessa análise.

Mão pintada, parte de verde, segurando umas folhas.
Seja parceiro do meio ambiente.

Você pode, por exemplo, remover as embalagens de plástico e optar por papel. No dia a dia, dá para usar garrafas de vidro no lugar dos copinhos de plástico. Ou então fazer ações internas que estimulem que os colaboradores tenham um dia sem carne. Fique sempre de olho, preocupe-se!

Além de contribuir para o meio ambiente, que é a causa principal, esse tipo de cuidado ainda é benéfico para a imagem da empresa.

6. Tenha uma logística eficiente para garantir um negócio de sucesso

Entregar o produto no dia certo é essencial. De nada adianta cumprir todos os requisitos anteriores se você não honra o principal. Isso pode gerar insatisfações, reclamações nas redes sociais e, consequentemente, fazer a sua estratégia ir por água abaixo.

Por isso, planeje bem, verifique constantemente o estoque para estar sempre atualizado e escolha o melhor sistema de entrega. Os mais comuns são os Correios e as transportadoras. O primeiro costuma ser mais em conta, sobretudo, se você conseguir descontos. Vale analisar todos os prós e contras antes de tomar qualquer decisão.

Esses são os pontos essenciais para garantir que a sua loja virtual seja um negócio de sucesso! Trabalhá-los bem, sem dúvidas, fará toda a diferença no dia a dia. Aliás, já que estamos falando sobre o tema, uma boa pedida é ler a nossa matéria sobre Business Intelligence. Conheça também como funciona o Google Shopping Actions e de quais maneiras é possível usá-lo a favor do seu negócio.

Para garantir a total segurança da sua loja virtual, veja agora mesmo como se defender de malwares. Esperamos que tenha gostado das leituras! Até a próxima!

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