Meta tags: saiba o que são e como usá-las a favor do seu site

Entenda o que são meta tags e como inseri-las no site para gerar mais acessos e aumentar o lucro da sua empresa agora mesmo!

16/12/2019 às 9:00

Trabalhar as meta tags no seu site é essencial para ter um bom posicionamento no ranking do Google. Neste artigo, mostramos o que é esse comando, como fazer para adicioná-lo às páginas e de quais maneiras é possível usá-lo a favor do seu negócio.

As meta tags são muito importantes para qualquer estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Isso porque trata-se de um elemento, em HTML, que “explica” para o Google o que é o conteúdo que está sendo publicado na sua página.

Meta tags: pessoa fazendo uma busca no Google.
O Google consegue “ler” o seu conteúdo a partir das meta tags.

As meta tags podem mostrar, então, o título, um resumo e também o autor das informações que foram divulgadas. Esses dados são essenciais, uma vez que oferecem todos os insumos considerados relevantes pelo buscador.

Assim, quando uma pessoa for fazer uma pesquisa, o site que conter esse tipo de informação será localizado mais facilmente e terá um bom posicionamento.

Daí a importância de integrar as meta tags ao site e também saber construí-las. Vamos, então, conferir quais são os tipos de meta tags e como é possível inseri-las na sua página da maneira correta?

Meta tags: possibilidades existentes

Há diferentes tipos de meta tags. Porém, duas delas são as mais utilizadas atualmente, sobretudo nas estratégias de SEO. Uma delas é a meta robot. São comandos inseridos na estrutura HTML que indicam para os mecanismos de busca do Google o que ele pode fazer e ver na sua página.

Quadrados com a palavra SEO
Meta tags são essenciais em qualquer estratégia de SEO.

Ou seja, pode-se lê-la, percorrer os links disponíveis e outras ações do gênero. Por exemplo: há o comando “index/noindex”, com o qual você manifesta se tem interesse que a sua página apareça nos resultados de pesquisa.

Ou então o “follow/nofollow”, que sugere se as páginas são confiáveis e o que deve ser feito com elas. Também há a possibilidade de “pedir” para o Google não guardar o “cache” da página. Em resumo, são direcionamentos inseridos na estrutura do site para guiar o mecanismo de busca.

Meta description

Uma das principais meta tags é a meta description – ou meta descrição, em português. Trata-se daquela frase curta que aparece no Google embaixo do título e do site (veja na imagem abaixo). Essa é visível, ao contrário das mencionadas anteriormente.

meta tags: printa da tela de uma busca do Gogle.
A meta description vai aparecer no ranking de buscas do Google.

Simples e direto, esse resumo é importante por funcionar como uma chamada para o seu conteúdo. Além disso, também conta pontos no sistema de busca do Google.

O texto deve conter a palavra-chave do conteúdo em questão. Ou seja, se você tem um e-commerce de sapatos femininos, por exemplo, é essencial que essas duas palavras estejam na descrição. Além disso, o resumo deve ter cerca de 160 caracteres. É preciso ter atenção para não escrever menos ou então palavras a mais, o que pode atrapalhar o entendimento.

Também é importante que o conteúdo deixe claro o que o leitor irá encontrar ali. Não esqueça também de colocar um call-to-action para estimular que o cliente tome decisões mais rápidas. São frases do tipo “acesse agora”, “saiba mais” e “compre já”, entre outras.

Aliás, será sempre você (ou o profissional que cuida do site) o responsável por inserir a meta tag de descrição. Caso isso não seja feito, o site gera uma descrição automática, que nem sempre é a mais efetiva.

E no caso das redes sociais?

A meta tag de descrição também é um elemento importante para as redes sociais. Isso porque o resumo adicionado à página costuma aparecer quando o link é compartilhado, sobretudo nos aplicativos de celular. Assim, a pessoa já consegue ter uma ideia do que será abordado ali.

Ela verá logo as palavras-chave do tema que você está abordando e será estimulada a clicar a partir de um bom call-to-action .

Atenção: meta tags de descrição duplicadas podem ser prejudiciais, uma vez que o Google entende que se trata de uma concorrência e escolhe uma delas para ter destaque. Assim, outras páginas importantes dentro do seu site podem perder relevância.

E como inserir as meta tags?

Se o seu site foi desenvolvido do zero, as metas tags devem ser inseridas na estrutura HTML da página. Se você não tem conhecimento no assunto, o ideal é pedir para o responsável pelo desenvolvimento da página colocá-las — ele saberá, certamente, como é o procedimento. Geralmente, o código utilizado é este especificado abaixo:

<meta name=”description” content=”texto-resumo“>.

No entanto, plataformas como WordPress e Wix, por exemplo, têm sistemas diferentes de inclusão de meta tags. Além de serem mais simples de mexer, você ainda consegue adicionar plugins para tornar o trabalho mais fácil. Muitos deles são bastante didáticos, como o Yoast SEO.

print da tela do WordPress
É bem simples inserir a meta descrição se você usar plataformas como o WordPress, que contam com plugins específicos para simplificar o trabalho.

O cuidado com as meta tags vale para todos os tipos de sites, desde blogs a e-commerces. Isso porque as chances de seu conteúdo ser encontrado e visualizado aumentam.

E aí, ficou mais claro para você o que são meta tags e de quais maneiras é possível usá-las para garantir que o Google “veja” o seu conteúdo e, então, o distribua para as pessoas? Com certeza ter um bom posicionamento no ranking é essencial. Por isso, trabalhar as meta tags da maneira correta faz toda a diferença.

Aliás, já que estamos falando sobre o tema, veja aqui como funciona o planejador de palavras-chave do Google. Aproveite também para conhecer dicas de ouro quando o assunto é a estratégia de SEO, essencial para garantir que o seu site fique em uma boa posição no Google.

Esperamos que a leitura tenha contribuído para a evolução da sua empresa, sobretudo nos meios digitais. Até a próxima!

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