SD-WAN e o futuro conectado das empresas

A tecnologia é uma solução que impacta diretamente no fluxo de dados das empresas, atuar em sinergia com ela pode aumentar os resultados


Publicado em 20/07/2020, às 9:00
Diretor de Redes Corporativas da Cisco

Atualmente, muito se fala sobre as novas formas de conexão ao redor do mundo entre pessoas, empresas e dispositivos IoT, por exemplo. E um dos principais termos utilizados recorrentemente dentro do mercado de tecnologia é o SD-WAN. Mas será que sabemos claramente como essa solução impacta a atuação dos negócios e os benefícios que ela pode trazer em diversos segmentos?

De forma resumida, a sigla SD-WAN significa Software Defined Wide Area Network ou (Rede de Área Ampla Definida por Software, em tradução livre). Entre seus benefícios estão a simplificação do gerenciamento e a operação de uma rede WAN, agregando visibilidade e priorização das aplicações críticas, aumentando a inteligência à infraestrutura de rede.

Como um maestro regendo uma orquestra, essa solução centraliza as configurações e a gestão de ambientes digitais, otimizando links e conectividade. Seu impacto pode ampliar a eficiência de redes como MPLS, internet e 4G, por exemplo, realizando a categorização do nível de criticidade a partir de uma priorização inteligente.

Atuar dessa forma deve estar no radar das empresas, pois o cenário tecnológico corporativo caminha nesse sentido.

Contexto global

Uma pesquisa liderada pela Cisco, divulgada em outubro de 2019, indicou que 47% das empresas em todo o mundo adotarão a tecnologia até o fim de 2021. Isso está diretamente relacionado à busca por uma atuação eficaz e prospera.

Inclusive, o mesmo levantamento revelou que até 2025 cerca de 20% das atividades corporativas ocorrerão fora dos data centers e das nuvens das empresas.

Para entender como o SD-WAN contribui nesse processo de evolução, imagine que a rede da sua empresa é uma metrópole composta por ruas, avenidas e estradas. Carros, ônibus e pessoas passam por essas vias a todo o momento. É o mesmo que acontece com os dados, que podem ter origens diversas, desde redes sociais, sites, soluções de CRM e ERP, softwares de RH e e-mail.

Sem uma gestão adequada, a velocidade e a segurança do trânsito das informações ficam comprometidas. Uma solução SD-WAN desobstrui os caminhos, garantido um fluxo com maior proteção e agilidade. Isso reflete em uma produção mais qualificada e intensa, potencializando todos os resultados.

Dúvidas podem surgir

Por ser um tema relativamente novo, muitas dúvidas surgem sobre a SD-WAN e as soluções que podem até ser vendidas como, mas estão longe de ser. Um exemplo disso são as tecnologias que gerenciam links backup para ativar uma conectividade secundária, quando ocorre alguma falha com a principal.

Por mais semelhante que possa parecer, elas não possuem as mesmas atribuições. O SD-WAN atua para maximizar a utilização dos links disponíveis e utilizar aquele com melhor performance focado nas necessidades da empresa e do negócio.

Outra situação comum que gera confusão está relacionada à compressão de dados para a melhora de performance da aplicação. O SD-WAN não pode ser comparado com essas soluções, pois apresenta muito mais flexibilidade, rapidez para atender novas demandas de negócios e resultados amplamente superiores.

O SD-WAN permite estabelecer prioridades de tráfego entre diferentes aplicações, fazendo com que a rede, de maneira automática (respeitando as prioridades estabelecidas), direcione as aplicações prioritárias através dos links com maior velocidade naquele momento e distribuindo as de menor nível crítico para rotas secundárias.

SD-WAN e o benefício para empresas

É necessário romper com a ideia de que as novas tecnologias cabem somente a pouquíssimas corporações no mundo. Isso é um equívoco, pois diversas empresas em segmentos variados podem colher os benefícios de uma solução como a SD-WAN, por exemplo.

Um levantamento produzido pela SimilarWeb, divulgado em fevereiro em 2020, sinalizou sobre o crescimento do tráfego de internet nos últimos anos. O estudo criou um ranking dos países com os maiores números de visualizações de páginas na web.

Os Estados Unidos estão no topo da lista, com mais de 300 bilhões de pageviews por mês. Em seguida, estão Rússia, com 100 bilhões; China, com perto de 90 bilhões; e, então, Brasil, com cerca de 80 bilhões.

Essa alta produção de tráfego digital é composta por diversos canais, entre eles, pequenas, médias e grandes empresas. Por isso, todas elas devem possuir em seu planejamento a contemplação de como resguardar a segurança e os fluxos de informação da melhor maneira.

Aliás, segurança é um aspecto muito importante a ser levado em conta no momento do planejamento da adoção de uma solução SD-WAN. Novos acessos à internet estão sendo abertos a partir de cada filial no intuito de melhorar a experiência dos usuários no acesso aos serviços em nuvem. Nas arquiteturas anteriores esse processo era feito de forma centralizada, simplificando a proteção da rede.

Com o novo desenho, é de extrema importância a implementação de uma arquitetura de segurança que proteja as novas fronteiras de rede e, se possível, esteja totalmente integrada à solução adotada de SD-WAN, facilitando o gerenciamento, implementação de políticas, tanto de roteamento quanto de segurança de forma centralizada, e garantindo a escalabilidade da rede.

A solução SD-WAN é um caminho promissor, pois cria atalhos e melhorias que facilitam a atuação de todas as áreas, tornando-a mais eficientes. A Vivo Empresas conta com parceiros como a Cisco para garantir que seus clientes tenham acesso às melhores soluções em gestão de rede, impactando positivamente os resultados.

A virtualização é um caminho em construção, mas certamente fará parte da rotina das empresas com bastante intensidade. Daí a importância de buscar parceiros consistentes para facilitar esse novo processo e assegurar um crescimento sustentável para as corporações.

Diretor de Redes Corporativas da Cisco

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio