Criatividade, inovação e tecnologia: a reinvenção das empresas no pós-crise


Publicado em 14/09/2020, às 9:00
Vice-presidente do segmento B2B da Vivo (Telefônica Brasil)

Você já parou para pensar sobre como a criatividade e a inovação se tornaram uma necessidade nesses novos tempos?

Recentemente, quando fui convidado para fazer a abertura do IT Forum @Anywhere, contei aos participantes como, na verdade, ambas as competências têm guiado a nossa sobrevivência desde o início da humanidade.

Seja intuitivamente, como quando, há milhares de anos, o homem pré-histórico descobriu o fogo. E percebeu que, ao colocar um pedaço da caça em um espeto e posicioná-la sobre essa chama, poderia tornar a carne mais palatável.

Ou propositalmente, como quando, em 1879, Thomas Edison registrou a invenção da lâmpada para facilitar a iluminação de ruas, praças e estações. Na época, dependia-se totalmente da intervenção humana para acender, a cada fim de tarde, lampiões em todas as esquinas dos centros urbanos.

Assim, poderiam livrá-las da penumbra e possibilitar a mobilidade urbana durante a noite.

E esse tipo de situação, na qual a inventividade humana foi aplicada para resolver problemas, ocorreu inúmeras outras vezes, ao longo dos anos, permitindo que nós chegássemos até aqui.

A diferença entre criatividade e inovação

Mas você saberia dizer se criatividade e inovação são a mesma coisa? São conceitos sinônimos?

Não são.

Se pensarmos que:

  • CRIATIVIDADE indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas; e que
  • INOVAÇÃO é a ação ou o ato de inovar; o efeito de renovação ou criação de uma novidade que, muitas vezes, traz retorno financeiro…

… perceberemos que, apesar de criatividade e inovação terem a mesma origem, há uma característica muito forte que as tornam completamente diferentes: a tomada da ação.

A ação é o que, efetivamente,
transforma criatividade em inovação
.

Nicolau Copérnico, por exemplo, elaborou a ideia de que a Terra gira em torno do Sol. No entanto, essa informação passou décadas em seus cadernos de anotações, até que, 26 anos mais tarde, Johann Abrecht Widmanstadt finalmente levou sua teoria até Roma, para que fosse aprovada pelo Papa Paulo III.

E assim, a inovação só ocorreu realmente quando sua pesquisa foi publicada.

Essa é a real diferença entre a teoria e a prática: a ação. A iniciativa. A coragem de fazer o que é preciso, de colocar ideias em execução.

Mas além exercer a capacidade criativa, nos exemplos que mencionei acima também fica muito clara importância da aplicação das ferramentas mais adequadas para resolver problemas. Esse é o papel da tecnologia.

E se a tecnologia é o fator que habilita a inovação, o advento da internet (e o que podemos fazer por meio dela) foi a chama que se acendeu e reinventou definitivamente a forma de nos relacionarmos e de fazermos negócios.

Transformação digital e a reinvenção das empresas

A Covid-19 impactou o mundo todo de maneira sem precedentes. Mas, por outro lado, seu potencial devastador também fez com que as empresas se reinventassem na mesma velocidade com que o vírus se espalhou por todo o planeta, tanto para proteger a sua gente quanto para sobreviver durante a crise.

Criatividade, inovação, reinvenção. Tais habilidades nunca foram tão necessárias como agora.

Hoje, mais do que nunca, temos total clareza da importância da evolução digital em nossas vidas. Não restam dúvidas do papel crucial que a Conectividade e as tecnologias disruptivas da nova geração, como a Cloud Computing e a Internet das Coisas, desempenham na sociedade.

Já entendemos que boa parte dos problemas de negócios podem ser resolvidos com ferramentas digitais. E é exatamente essa percepção que vem acelerando a transformação digital nas organizações. E o que tornou o conceito tão popular.

Digitalização dos negócios e a reinvenção do Brasil no pós-crise

Aqui na Vivo Empresas, nós temos a clara convicção do potencial revolucionário da transformação digital para o desenvolvimento do País. E, consequentemente, para a melhoria das condições de vida de todos nós, brasileiros.

O Brasil, entretanto, é reconhecido mundialmente por seu senso de estilo, pelos ritmos e pela inventividade. Somos um dos poucos povos no qual o espírito criativo é nato.

No entanto, nosso desafio, agora, é colocar essa potencialidade em prática, transformando esse recurso natural na energia propulsora da nossa economia.

Para isso, acreditamos plenamente na premissa de “digitalizar para aproximar” que, basicamente, ressalta como a inovação tecnológica é capaz de encurtar distâncias – seja entre indivíduos, entre clientes e empresas ou entre objetivos e resultados.

Aproximamos equipes de seus gestores, médicos de pacientes, professores de seus alunos, varejistas de seus consumidores…

Como líderes em soluções de conectividade, nós humanizamos a aplicação das tecnologias digitais e, lado a lado com os nossos clientes, as implementamos de forma personalizada, em favor das pessoas.

Por meio dela, colocamos em prática o nosso propósito de apoiar a digitalização do mercado brasileiro, acelerando a modernização de mais de 1.5 milhão de empresas de todos os tamanhos e setores, em todo o território nacional.

Essa ampla cobertura nos permite conhecer, a fundo, as dores de cada segmento, de organizações nos mais diferentes estágios de maturidade digital.

Apoiando a reinvenção dos negócios e escalada para o ‘novo normal’

Sabemos que a transformação digital é um processo muito intenso de reinvenção da empresa, porque envolve mudanças de mentalidade, de cultura e de processos empresariais. Não à toa, seus efeitos são tão intensos.

E é exatamente por isso que ela ocorre de forma tão particular em cada organização.

Por isso nós, da Vivo Empresas, nos dedicamos a conhecer em profundidade os desafios de negócios de cada cliente, identificando suas dores e as melhores soluções capazes de saná-las.

Como parceiros estratégicos de negócios, oferecemos soluções tecnológicas verticalizadas para que nossos clientes ganhem agilidade, modernizem processos e ampliem sua eficiência operacional.

Além de serviços de Conectividade, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga (com velocidade 4.5G e a hiperconexão de Vivo Fibra de até 1 GIGA), oferecemos um amplo portfólio de soluções tecnológicas que inclui Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia e IoT.

Colocando a criatividade, nossa expertise e as inovações tecnológicas em ação, ajudamos nossos clientes a reinventarem seu jeito de fazer negócios.

Quer estruturar sua escalada para o pós-crise e o ‘novo normal’? Consulte os especialistas em transformação digital de Vivo Empresas.

Fale com a gente.

#DigitalizarParaAproximar

* Este artigo de opinião é baseado no discurso de abertura realizado pelo executivo na Plenária – REINVENÇÃO: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NUNCA FORAM TÃO NECESSÁRIAS, do IT FORUM @ANYWHERE

Vice-presidente do segmento B2B da Vivo (Telefônica Brasil)

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
Veja mais sobre
conectividadeGestão
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio