A digitalização das empresas não pode esperar mais

A transformação digital precisou ser acelerada e as companhias devem se adaptar, tendo a tecnologia como aliada


Publicado em 29/07/2020, às 9:00
Head de Estratégia e Marketing da Vivo Empresas

É natural que, dentro do cenário atual, as visões pessimistas se perpetuem de forma gradativa. Trago aqui a visão do “copo meio cheio”, otimista e que nos estimula a refletir sobre as possibilidades e soluções. É evidente que a pandemia da Covid-19 fez surgir uma nova circunstância. E isso acelerou a necessidade de conexão entre pessoas e a digitalização de diversos processos. Assim, a tecnologia se mostrou ainda mais vital para as empresas.

Logo de partida, podemos analisar o trabalho remoto, por exemplo. Este campo, que antes era tratado como diferencial por diversas organizações, tornou-se a regra. Entretanto, as empresas que imaginaram que essa atuação seria, basicamente, uma cópia dos escritórios na casa dos colaboradores, se enganaram.

Deve-se absorver o dinamismo das residências e criar um terceiro contexto, com a segurança do isolamento e a produtividade estável que é suportada pela transparência, tecnologia e comunicação constante.

Um estudo liderado pelo software Capterra, em parceria com o Gartner, identificou que 77% das pequenas e médias empresas do Brasil adotaram o home office. Uma grande representatividade ao identificar, portanto, a pluralidade de negócios existentes no País e que indica, ainda, uma intensa onda de adaptabilidade.

O futuro é agora

Essa tônica de uma transformação digital genuína nos mercados, deixando-os ainda mais conectados e com processos digitalizados, era vislumbrada para daqui a alguns anos. No entanto, foi antecipada e acelerada. Esse buzzword se tornou real e exigiu de diversos segmentos que a evolução digital se instaurasse o quanto antes. O que era um horizonte distante e inalcançável, tornou-se o presente.

Desta forma, é possível agir rápido, tomar decisões de forma constante. Devemos romper com o modelo tradicional de “comando e controle” e estimular a criação de ambientes homogêneos, com trocas intensas de saber, para que o aprendizado se torne rotina.

A partir disso e da adoção da tecnologia como aliada, temos mais proximidade e não distanciamento.

Os grandes líderes do futuro (e que irão se destacar nesse momento) terão como premissas:

  • A escuta legítima;
  • O aprendizado rápido;
  • O sistema horizontal de gestão.

Para atuar em todos esses pontos, deve-se agilizar intensamente a implementação de processos e a digitalização. Implementar é testar, aprender e corrigir. Somente assim se conhecem as dores e se buscam soluções.

O poder da digitalização

As ferramentas digitais atuam para simplificar as empresas, romper com burocracias e potencializar a criatividade. O caminho está diretamente ligado a novidades e à ampliação do nosso repertório. A transformação, portanto, deve ser gigante e o digital é parte disso.

Não devemos aguardar mais. A sua organização deve estar preparada e apta para alcançar o novo, almejar o diferente e atuar de forma clara em um cenário tecnológico e amplo em um momento ímpar.

Todas as companhias foram catapultadas para esse momento onde a tecnologia se tornou parte do modelo de negócio, seja pelo atendimento via aplicativos de mensagens ou na criação de um e-commerce. Sua marca deve ser onipresente, acompanhando os clientes tanto no offline quanto no online.

E ao acompanhar o consumidor durante toda a jornada, sua empresa amplia as conexões e participa ativamente da tomada de decisão, independentemente do caminho que esse cliente seguir. Cada ponto de contato pode ser um novo insight. Desta forma, temos a melhora constante do produto ou serviço e a experiência se torna perene

Nova sessão

Pensando nesse novo contexto, criamos a editoria de ESPECIALISTAS no canal Vivo Meu Negócio. Nosso objetivo é fomentar a troca de informações e vivências, além de projetar um cenário conectado, eficiente e amplo, para ajudar empresas de diversos tamanhos e setores a avançarem em suas jornadas de digitalização.

De um modo geral, os artigos estarão sempre relacionados às dores capazes de serem solucionadas com o auxílio da tecnologia. E, por isso, vamos trazer visões variadas, tanto de especialistas da equipe Vivo quanto de grandes nomes do mercado.

Teremos desde conteúdos mais simples e rápidos, até artigos desenvolvidos por profissionais com alta bagagem técnica.

Iremos conversar sobre tendências, processos, gestão e pontos específicos de diversos cenários.

Queremos compartilhar com você algo que nos é muito valioso: o conhecimento.

Estamos aqui para apoiar as empresas, avançando juntos nessa jornada de transformação digital.

Seja bem-vindo ao nosso canal.

Head de Estratégia e Marketing da Vivo Empresas

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio