Como abrir um restaurante? Confira dicas que farão a diferença no seu negócio!

Está pensando em abrir um restaurante? Veja como fazer, quais documentos são necessários e a quem recorrer para garantir que tudo esteja dentro das regras!

19/12/2019 às 9:00

Como abrir um restaurante? Você tem esse desejo e está se questionando como fazer? Neste artigo te mostraremos como tirar as ideias do papel fazendo um plano de negócios. Em seguida, verá a documentação necessária para garantir que tudo esteja dentro das regras e também algumas dicas essenciais para quem está realmente decidido(a) a seguir por esse caminho. Veja a seguir!

O salão de um restaurante é somente uma pequena parte do negócio. Por trás da área de atendimento ao público há uma série de coisas que permitem o funcionamento do local. Então, como abrir um restaurante? Quem decide abrir um, no entanto, precisa ter em mente todos os pontos necessários e os desafios que terá pela frente.

O primeiro passo é ter a certeza de que este é o caminho certo. Ou seja, se é algo que você gosta e terá instrumentos necessários para fazê-lo. Ao definir isso, fica muito mais fácil seguir em frente. Também é essencial fazer uma pesquisa de mercado. Verifique se o seu negócio terá tração junto ao público. Se você abrir algo de interesse das pessoas, certamente os resultados serão positivos.

Close em uma mesa de restaurante, com pratos, talheres e copos.
É preciso prestar atenção e seguir diferentes regras antes de abrir um restaurante.

Ao definir tudo isso, você parte para a fase de desenvolvimento do plano de negócios. É essencial ter todas as definições nesse documento, que é totalmente orgânico. Ou seja, pode ser alterado e moldado com o passar dos meses.

Pesquisar bastante antes de construir esse plano é imprescindível. Converse com as partes envolvidas, tire dúvidas, busque referências e apresente o resultado para as pessoas. Ouça críticas, incorpore soluções melhores e esteja sempre disposto(a) a recalcular a rota quando for necessário. Aliás, fizemos um artigo recentemente sobre plano de negócios. Clique aqui para conferir.

Pense no espaço

Você deve ter um local físico para o seu restaurante, o que demanda, em muitos casos, a realização de uma obra. Isso porque esse tipo de negócio precisa respeitar regras específicas. Daí a necessidade de contratar uma equipe especializada para garantir que os resultados estejam adequados.

A planta do imóvel, por exemplo, deve ser apresentada na administração municipal. Esse órgão irá analisar as condições e liberar ou não a obra. Por isso, é fundamental que o projeto tenha um engenheiro ou arquiteto responsável pela obra.

Como abrir um restaurante
Ter um espaço adequado é essencial.

Em relação à escolha do ponto, também é importante dar preferência a locais com um volume intenso de pessoas. Pense em espaços que tenham instituições como bancos e universidades, por exemplo, ao redor.

Sempre haverá um fluxo relevante. Ao encontrar um ponto que considere o ideal, avalie também se é permitido abrir um restaurante naquela região. Muitos bairros não permitem estabelecimentos comerciais, por isso é importante checar previamente.

Organize as finanças

Você precisará de um contador para organizar as suas finanças. Prever esse tipo de profissional ou uma consultoria especializada é essencial para cumprir todas as regras necessárias e ter um controle de todos os processos, burocracias e pagamentos.

Como abrir um restaurante: pessoa escrevendo em um bloco de notas, com uma calculadora ao lado.
Organizar as finanças é essencial – e você precisa contratar profissionais especializados.

Também é importante calcular os lucros que se deseja obter. De acordo com o Sebrae, “o investimento deve ser calculado com base no faturamento previsto”. Ou seja, o lucro não pode ser menor do que o valor correspondente a 4% do investimento feito para viabilizar o negócio.

Documentos necessários

Assim como toda empresa, um restaurante também precisa de documentos específicos. O primeiro, assim como todos os outros negócios, é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ.

Além disso, é essencial ter um alvará de funcionamento, registrado no município. Cada prefeitura tem regras específicas. Ou seja, podem variar de acordo com a localidade. Outro documento é a Inscrição Estadual, responsável por identificar a companhia como contribuinte do ISS.

Outro documento necessário é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, atestando que o local é seguro e que está devidamente equipado caso aconteça algum problema nesse sentido.

Regras a seguir

A parte burocrática é algo muito importante para quem deseja abrir um restaurante. Isso porque existem permissões específicas, sobretudo por ser algo que envolve a saúde das pessoas. É fundamental estar de acordo com as normas sanitárias exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como abrir um restaurante: imagem aberta de um restaurante vazio, com mesas de madeira e cadeiras em azul e branco.
É essencial ter a liberação da Anvisa para a abertura do restaurante.

Os padrões sanitários são bastante rigorosos. Ou seja, o estabelecimento deve cumprir todos eles à risca para obter o alvará de funcionamento. Há normas reguladoras municipais, estaduais e nacionais de fiscalização. Inclusive, é interessante visitar o site da Anvisa para verificar as condições.

Nesse sentido, ter uma nutricionista no time é um ganho. Essa profissional pode orientar as equipes, balancear as refeições e verificar as condições das refeições e dos alimentos.

Uma boa maneira de analisar de perto como funciona é procurar estabelecimentos que oferecem tours pela cozinha. Geralmente, esses restaurantes mostram o funcionamento, como as tarefas são organizadas e os elementos dispostos no ambiente. É uma forma de fazer uma pesquisa de mercado bastante imersiva.

Tech é praticidade!

Adotar soluções tecnológicas é um excelente caminho para otimizar o dia a dia de um restaurante. Softwares de gestão de equipe e de tarefas, por exemplo, são excelentes plataformas para a organização do fluxo de trabalho.

Considere também contratar um sistema de comandas eletrônicas, sobretudo se a sua ideia for abrir um restaurante com grande fluxo de pessoas. Os estabelecimentos self-service, por exemplo, se encaixam nessa categoria. Por isso, é essencial criar um plano de negócios completo para verificar também, a partir das soluções e dos objetivos desejados, quais tipos de tecnologia são as mais adequadas.

Como montar uma rede Wi-Fi pública eficaz na sua empresa.
Sim, nós temos Wi-Fi! Diga isso para os seus clientes e faça ainda mais sucesso.

Outro ponto essencial é disponibilizar um Wi-Fi para os clientes. Esse tipo de comodidade é muito importante atualmente. Isso porque as pessoas vivem conectadas e ter uma internet gratuita, com boa qualidade e fácil de acessar, pode ser um chamariz.

Nesse sentido, instale sempre os planos empresariais, que têm características desenhadas especialmente para esses estabelecimentos. Aproveite para conferir aqui uma reportagem que fizemos especialmente sobre o tema.

Como abrir um restaurante: combinação essencial

Não adianta ter um cozinheiro muito talentoso para garantir que o restaurante seja um sucesso. Uma combinação de fatores é essencial. É preciso, por exemplo, ter um cardápio consistente e de acordo com o público que se deseja atingir, um atendimento impecável, conforto no espaço físico e também um preço que esteja adequado à realidade da clientela.

Tudo isso deve constar no plano de negócios. Mais uma vez, elaborar esse documento é essencial para garantir a criação de um estabelecimento consistente.

Como abrir um restaurante: detalhe de pratos de um restaurante.
Não basta ter o melhor cardápio. Uma combinação de fatores é essencial para garantir o sucesso do restaurante.

E aí, gostou das dicas sobre como abrir um restaurante? A abertura de um restaurante envolve diferentes cuidados, etapas e decisões. Por isso, é importante se informar para garantir bons resultados. Não esqueça de prever também os métodos de pagamento. Oferecer diferentes opções para o cliente é uma maneira efetiva de ampliar as vendas. Veja aqui as possibilidades.

E antes de ir embora, já que o assunto é sobre como abrir um restaurante, aproveite para conferir também um artigo que fizemos sobre como criar um e-commerce de sucesso. No mais, fique conosco aqui no blog para ter acesso a mais conteúdos relevantes sobre tecnologia e empreendedorismo. Agradecemos a leitura e até as próximas!

Compartilhe este conteúdo!

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio