Antes de optar por empresas de delivery ou criar um sistema próprio, você deve saber:
- Quais custos devem ser levados em conta nas duas opções.
- Quais são as vantagens de criar um sistema de delivery.
- Quais os benefícios de contratar as empresas que já atuam nessa esfera.
- O que a sua empresa ganha se ficar com as duas opções.
Pedir comida já faz parte da rotina do brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pelo iFood juntamente com o Ibope, 56% dos entrevistados (foram 1.800 no total) afirmaram que recorrem ao serviço de delivery pelo menos uma vez por semana. Tal indicador mostra que fazer entregas é fundamental para quem trabalha na área de restaurantes.
Atualmente existem diferentes plataformas que fazem esse tipo de serviço, como iFood e Uber Eats, por exemplo. No entanto, também é possível ter um sistema próprio. Mas será que vale a pena? É o que mostramos a seguir.
Sistema próprio ou empresas de delivery?
A primeira coisa que você deve levar em conta antes de tomar essa decisão é o custo. Isso porque ter um sistema próprio de entregas pode sair mais caro. Até porque haverá gastos com funcionários (entregadores e atendentes), frota e toda a gestão da entrega em si.

Nesse caso, optar por esse caminho pode ser um problema para pequenos negócios. Além de gastar excessivamente, o foco não estará mais concentrado apenas na qualidade do serviço e dos alimentos. Conclusão: você pode se perder. Por isso, se quiser seguir com essa ideia, tenha em mente que precisará criar uma estrutura. Ou seja, uma operação complexa.
Voltando aos custos, é importante avaliar todos antes de partir para essa ideia. Você terá de investir na:
- Compra do veículo.
- Manutenção.
- Encargos, como IPVA.
- Seguro para a frota.
- Meio de comunicação com os clientes.
- Contratação de funcionários (pelo menos um entregador e um atendente).
Em relação ao meio de comunicação, para não deixar o sistema muito caro, uma boa dica é utilizar ferramentas como o WhatsApp. Trata-se de um canal gratuito, rápido e efetivo.
Vantagens
Há vantagens em investir nesse tipo de estrutura. Veja a lista a seguir:
- É algo positivo para a imagem do estabelecimento, uma vez que é capaz de criar um relacionamento mais próximo com o cliente.
- Você tem um controle maior das entregas e da satisfação do cliente.
- Muitas pessoas se sentem inseguras com apps de entrega. Um serviço exclusivo pode passar uma imagem mais segura para os clientes.
- Você não terá despesas com taxas de intermediadores.
Conclusão: um sistema próprio de delivery demanda tempo e investimento. Pode não ser uma boa ideia para empresas que estão no início, uma vez que exige uma estrutura maior. Para estabelecimentos de porte médio e grande, no entanto, é uma boa alternativa para ter um controle maior da qualidade das entregas e estreitar laços com os clientes.

Porém, saiba que é preciso ter uma estrutura para isso, como conexão de qualidade, disponibilidade, funcionários capacitados e uma gestão eficiente.
E a terceirização, vale a pena?
Também é algo que deve ser avaliado. Isso porque as empresas que fazem entregas cobram taxas sobre cada uma. De acordo com o Sebrae, as porcentagens variam entre 10 e 30%. Ou seja, é preciso ter em mente que o valor do seu produto não será aquele que você receberá.
No entanto, por serem serviços conhecidos, as chances de você vender mais são maiores. Pense em quantas pessoas conhecem o iFood. Só para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo SEMRush mostrou que a média mensal de buscas pela empresa em buscadores como Google e Bing foi de 1,2 milhão em 2019.
Ao optar pela terceirização, no entanto, o empresário não tem a sua responsabilidade isenta. E o motivo é simples: se houver qualquer tipo de problema com uma entrega, por exemplo, o cliente tende a relacionar com o estabelecimento em si (e não apenas com as empresas de delivery).

Para evitar problemas do gênero, é fundamental ficar de olho nas avaliações que o restaurante recebe nessas plataformas. Assim, você consegue identificar se algo está errado.
Vantagens
Como você já pôde ver, há diferentes vantagens para o estabelecimento que contratar as empresas de delivery. Listamos as principais abaixo:
- O custo de adesão é baixo, o que é bom, sobretudo, para pequenas empresas. Ou seja, você começa a fazer entregas rapidamente, expandindo o seu negócio, e sem gastar muito.
- Como a base de usuários desse tipo de plataforma costuma ser grande, você começa a impactar e a vender para mais pessoas.
- Trata-se de uma gestão mais simplificada, uma vez que você não precisa resolver problemas relacionados à gestão de pessoas e frota.
- Você consegue ampliar a sua área de atuação, uma vez que há mais entregadores circulando.
Conclusão: as taxas cobradas pelas empresas de delivery são altas – e você deve considerar isso. No entanto, o custo de adesão é baixo e há grandes possibilidade de você expandir o seu negócio. Ou seja, seus produtos chegarão a mais pessoas (aí é a sua vez de calcular se valerá a pena financeiramente).
Veja o passo a passo para abrir um restaurante
Além disso, a gestão é mais simples. No entanto, o seu restaurante ou bar não estará livre de ter problemas relacionados a atrasos e até mesmo a questões de segurança. Por isso, é fundamental acompanhar as entregas via app, para ver quais são as notas atribuídas e possíveis comentários.
E se eu tiver os dois?
Uma opção não exclui a outra. Pelo contrário. Se você optar por desenvolver um sistema, saiba que manter o trabalho feito com as empresas de delivery é uma boa alternativa para continuar divulgando o seu estabelecimento.

O contrário também pode ocorrer. Mesmo se você estiver no iFood ou Uber Eats, entre outros, nada te impede de ter também um site com chat para pedidos, WhatsApp e outras ferramentas próprias. Lembre-se que é uma maneira de manter uma aproximação e oferecer um serviço diferenciado para o cliente.
Ter as duas formas, portanto, é um bom sinal. Mas, como sempre, leve em consideração os seus objetivos, onde quer chegar e se a implementação de um sistema próprio não irá atrapalhar a qualidade.
E aí, o que achou das dicas? Aliás, também é uma boa ideia você ir pensando em uma boa comunicação do seu negócio nas redes sociais. Então, aproveite para ler este artigo sobre qual canal é mais interessante para se investir. Veja também como montar uma logística de distribuição.
No mais, agradecemos a sua companhia em mais uma leitura e te esperamos nas próximas. Continue navegando pelo blog!