Por que investir em marketing no agronegócio e como fazer isso?

Não importa o tamanho da empresa, ela precisa saber se comunicar e firmar sua marca para ser lembrada e ganhar mais visibilidade.

28/02/2020 às 9:00

Marketing não é só publicidade! Fazer marketing no agronegócio é saber se mostrar a todo e qualquer cliente da cadeia produtiva – até o consumidor final. É posicionar a sua empresa no mercado, apresentar seus valores e firmar a sua marca, tornando-se referência na sua área. Neste artigo, nós mostramos algumas estratégias.

Por mais que a empresa não venda para o consumidor final, é preciso falar com ele também. Aquele abismo que havia entre o consumidor de um sapato de couro e o dono da agropecuária que fornece para a marca de calçados não existe mais.

Hoje em dia, os clientes têm acesso fácil a qualquer informação, pesquisam as origens dos produtos em cliques, estão mais exigentes, atentos e mais preparados para fazer suas escolhas de consumo. Por isso, o marketing no agronegócio é tão importante, independentemente da posição que a empresa ocupa na cadeia produtiva.

Não importa onde sua empresa está na cadeia produtiva, o marketing no agronegócio é importante.
Não importa onde sua empresa está na cadeia produtiva, o marketing no agronegócio é importante. Foto: Freepik

Mas como ganhar a confiança dos consumidores? A resposta é: com uma boa comunicação e estratégia de marketing. Assim, você consegue expor ao cliente quais são as suas preocupações, os valores, os compromissos da sua marca, as vantagens que ele terá com ao fazer negócio com você ou adquirir insumos provenientes do seu negócio. Se ele realmente acreditar que os seus produtos são confiáveis e seguros, você terá conseguido fidelizar o consumidor.

Aliás, já ouviu falar em posicionamento de marca? São estratégias que fazem com que o público lembre do nome de sua empresa quando pensa em um produto do setor. E isso só é possível com uma estratégia bem elaborada de marketing, que realmente fixe a sua marca no imaginário.

Então, está convencido de que é mesmo importante investir em marketing no agronegócio?

Marketing digital ou o tradicional?

Depende do seu público e do que pretende.

Marketing no agronegócio: computador com dados e gráficos.
Para escolher entre marketing tradicional ou digital sempre dependerá do seu público-alvo. Foto: Divulgação.

O marketing tradicional se vale de campanhas em jornais, revistas, rádio, TV, eventos, entre outros. Tem alcance alto, embora tenha um público mais tradicional e geral. Já o digital leva todo o conteúdo online, postando em sites, redes sociais, via e-mail. As maiores vantagens do digital são a mensuração exata dos resultados e alcance das campanhas, já que a escolha do público-alvo é certeira, pois uma campanha na internet direciona os anúncios levando em conta as preferências de cada perfil de internauta.

5 estratégias de marketing no agronegócio

Conheça seu público

Esse é o primeiro passo! Saiba exatamente quem é o cliente que quer atrair. Só assim você poderá detectar suas expectativas, entender o que ele busca, onde ele está e, principalmente, poderá criar estratégias para chegar até ele ou trazê-lo para perto da sua empresa.

Crie um site ou blog para sua empresa

Alimente com conteúdo de qualidade e de interesse do seu público. Aposte em SEO, mecanismos de busca com palavras-chave bem definidas, para que as pessoas que estão buscando assuntos específicos sejam direcionadas ao seu site.

Aplique o funil de vendas, desenvolvendo conteúdo para clientes que ainda não sabem que precisam de seu produto (topo), visitantes que já sabem que têm um problema e procuram soluções (meio) e clientes que sabem do que precisam e consideram as suas soluções (fundo).

Ofereça layouts agradáveis, fáceis de navegar e que tenham a ver com a marca da empresa. Ilustre com fotos bonitas, profissionais, que dão mais credibilidade – sempre em conformidade com os direitos autorais.

Crie um canal fácil de comunicação com os internautas e seja rápido nos retornos, a fim de que eles se sintam sempre atendidos e próximos.

Esteja presente nas redes sociais

As opções são muitas para colocar sua empresa nas redes. Você pode criar um perfil no Instagram, Facebook e Twitter e postar fotos e vídeos que sejam de interesse dos consumidores, bem como fazer campanhas e promoções. Invista em bons equipamentos fotográficos e iluminação para valorizar ainda mais os seus produtos.

Marketing no agronegócio: imagem de várias redes sociais em um celular.
Investir em redes sociais é uma boa opção para o marketing no agronegócio. Foto: Pexels

Você também pode investir em vídeos, criando um canal no Youtube, e oferecer boas ideias, informações, tutoriais, enfim, o que couber ao seu negócio e for de interesse do público-alvo.

Mas lembre-se de que é fundamental manter essas redes atualizadas e manter a interação com os usuários.

Vale usar hashtags com a palavra agronegócio, por exemplo, e com os termos que fizerem sentido para a empresa, acima de tudo para aparecer nas buscas.

Participe dos eventos do setor

O calendário do agronegócio é fortíssimo, então, uma boa estratégia é estar inserido em feiras e eventos, seja com stands, seja dando palestras ou para fazer networking.

Deixe o marketing nas mãos de um profissional

Nada melhor do que uma pessoa com conhecimento em marketing para pensar nas melhores estratégias, definir os melhores caminhos, analisar os resultados e acompanhar a evolução das metas.

E então, vamos mais longe investindo em marketing no agronegócio? Com certeza você encontrará a estratégia certa para deixar a sua empresa com mais visibilidade.

Quer saber ainda mais? Entenda o que é a Internet das Coisas (IoT), que tem tudo a ver com esse universo. Depois, dê uma lida neste artigo que fala sobre a segurança dessa ferramenta. E não deixe de conferir como otimizar o trabalho de gestão no agronegócio.

Por fim, esperamos que tenha gostado das dicas. Sem dúvida, as estratégias de marketing serão úteis para levar a sua empresa adiante, para que sua marca seja ainda mais forte e confiável. Até a próxima!

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