3 soluções tecnológicas para inovar na gestão do agronegócio

Inovar é preciso, mas como fazer isso? Conheça as melhores ferramentas e serviços para implementar no seu negócio.

09/03/2020 às 9:00

O setor do agronegócio é um campo fértil para implementação de novas tecnologias. Neste artigo, apresentamos soluções inteligentes que vão dar aquele empurrão no seu negócio e ajudar a inovar na gestão. Tudo conectado, na palma da mão.

Acompanhar as mudanças faz parte do crescimento de um negócio, por isso esteja atento às transformações da tecnologia, ao que há de mais atual e certeiro para inovar na gestão do agronegócio. Não tem ideia de como começar? Nós listamos aqui as soluções mais interessantes e te explicamos por que você não pode deixar de considerá-las.

Inovar na gestão: imagem de uma mesa de trabalho com vários computadores.
Para inovar na gestão é fundamental conhecer as ferramentas mais modernas. Foto: Unsplash

1-) IoT – Internet of Things (Internet das Coisas)

Uma das mais importantes e facilitadoras tecnologias. Por meio da IoT, tudo pode ser conectado, possibilitando uma troca de dados sem igual. Nesse sentido, imagine que tudo o que é físico pode estar ligado via internet: um trator, uma máquina semeadora, sensores, um drone e até mesmo o celular, ou seja, você pode acompanhar tudo remotamente.

Por exemplo: sensores colocados no campo podem captar dados sobre o solo, enviá-los para um processamento e acionar os irrigadores somente quando necessário e com a quantidade exata de água. O resultado disso é a economia de água, um solo mais rico e em condições perfeitas e, sobretudo, uma produção eficiente e inteligente.

A  Vivo Empresas tem planos de conectividade 2G, 3G, 4G e LPWA, além do Vivo Kite Platform para gerenciar dados e monitorar informações em tempo real. Então, quer inovar na gestão do agronegócio? Tudo começa por aqui.

Inovar na gestão: imagem de tratores e maquinários no campo.
Investir em IoT é o primeiro passo. Foto: Unsplash

2-) Plataformas de gestão

O agronegócio é tão importante para a economia brasileira que há muitas soluções em tecnologias voltadas exclusivamente para este setor. Você já ouviu falar do COA – Centro de Operações Agrícolas? Essa é uma plataforma de suporte que conecta máquinas, instalações de armazenagem, sensores de monitoramento da meteorologia, sistemas de geração de energia, de irrigação e tudo o mais que precisar, fazendo com que a operação do campo seja mais eficiente. E tudo pode ser controlado remotamente. Ou seja, praticidade, segurança, dinâmica e eficiência em primeiro lugar.

Mas, afinal, como funciona exatamente? As informações são captadas via conectividade Vivo Empresas, enviadas para uma nuvem e lidas e organizadas pela plataforma do COA. Aí, você consegue visualizar tudo em telas simples e muito intuitivas.

3-) Ferramentas de segurança

Inovar na gestão: imagem de um cadeado.
Para inovar, a segurança também é algo fundamental. Foto: rawpixel.com / Freepik

Com tudo tão conectado e integrado, proteger os dados do seu negócio é prioridade! Por isso, invista em soluções que garantam a segurança. As opções vão desde cadeados digitais, detecção e respostas automáticas a riscos em cloud e dados, até soluções que antecipam os riscos de um ataque virtual.

A Vivo Empresas tem um portfólio variado para atender às suas necessidades de segurança, sejam elas quais forem, não apenas de grandes empresas, mas também de pequenos empreendedores.

E então, o que achou das soluções apresentadas para que você finalmente consiga inovar na gestão do agronegócio? Acima de tudo, analise cada uma com cuidado e escolha a que tem mais a ver com o seu negócio. Em resumo, o resultado certamente será sentido no bolso.

Por fim, dê uma olhada em outras matérias que já fizemos sobre tecnologia. Quer exemplos práticos? Conheça cases de empresas voltadas ao agronegócio que fazem bom uso de IoT. Não deixe de ler ainda o artigo sobre rastreamento da frota. Sem dúvida as soluções vão te ajudar. Até a próxima!

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe nas suas redes:
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio